Coluna

IMPRESSA. Na coluna desta segunda, a preocupação a continuidade da greve dos professores estaduais

Você confere a seguir, na íntegra, a coluna do editor do sítio (nesta edição produzida pelo interino José Mauro Batista), publicada nesta segunda-feira, 30 de maio, no jornal A Razão:

Liberdade de imprensa, essência da democracia
Quando algum cidadão, empresa ou instituição se sente ofendido com uma matéria jornalística tem todo o direito de reclamar e de dar sua versão sobre fatos. Nós, jornalistas, como qualquer profissional, também não estamos livres de cometer erros. Tenho visto alguns segmentos políticos defenderem a chamada regulamentação da mídia, tese que ganhou força nos últimos tempos por conta do acirrado debate político-ideológico envolvendo questões nacionais.

Já existe legislação a respeito no Brasil e ela é bem clara quanto aos direitos e obrigações, prevendo reparações. Inclusive há uma indústria de ações contra os veículos de comunicação. Portanto, a pretensa regulamentação da mídia nada mais é do que uma enveredada para o lado obscuro da censura. O país já conviveu com isso durante mais de duas décadas em um tempo histórico não tão distante. Vamos permitir esse retrocesso? O tiro, como se diz, pode sair pela culatra.

A PREOCUPAÇÃO …
Com duas semanas sem aulas e sem uma perspectiva imediata de retomada das atividades escolares, alunos de escolas estaduais do Rio Grande do Sul estão preocupados com o ano letivo. Há um calendário escolar, com carga mínima, que tem que ser cumprido.

… É PERTINENTE
Isso significa que, com mais algum tempo de paralisação, os estudantes e professores entrarão 2017 com aulas para recuperar o tempo perdido. Quem está no último ano e pretende vaga no ensino superior tem razão para estar preocupado. E já há pai procurando a rede privada.

MALABARISMO …
O PT nacional decidiu, e repassou essa orientação às direções estaduais, que o partido não deve se coligar com siglas que apoiaram o impeachment. Isso significa que o PT perderá muitos parceiros antigos nas eleições municipais deste ano, como o PSB, o PPS e o próprio PMDB.

… PETISTA
Mas como se comportará o PT nas cidades em que o partido conseguir passar para o segundo turno? Santa Maria é um dos municípios com eleição em duas etapas. Como os petistas vão agir? Na situação de hoje, só os partidos mais à esquerda e o PDT seriam aliados.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Um Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo