Coluna

IMPRESSA. Na coluna desta terça a impossibilidade virtual de uma eleição com 10 candidatos à Prefeitura

Você confere a seguir, na íntegra, a coluna do editor do sítio, publicada na edição desta terça, 31 de maio, no jornal A Razão:

Palacete da SUCV: 10 candidatos? Uma possibilidade, senão impossível, muito improvável, podemos combinar (foto Divulgação)
Palacete da SUCV: 10 candidatos? Uma possibilidade, senão impossível, muito improvável, podemos combinar (foto Divulgação)

Acredita em 10 nomes a Prefeito? Nem o colunista

Nem bem o colunista anunciava sua crença de que haveria um óbvio rearranjo nas forças partidárias, a partir do anúncio da chapa das pequenas siglas unidas, com o pastor Jader (SDD) e Adão Lemos (PSC),na liderança, e eis que surge o 10º nome posto à disposição do eleitorado de Santa Maria. No caso, o pré-candidato pelo PC do B, Tiago Aires.

Pois, pode acreditar: isso que você imagina está correto. É virtualmente impossível a manutenção dessa dezena de pré-candidatos. Não há militante, nem troco para campanha, nem tempo disponível em rádio e TV para tanta gente. Lembrando: como o tempo do trololó eletrônico é fixo (35 minutos), quando mais candidatos houver, menor será o tempo. E, na correspondência: menor cacife dos partidos que negociam.

É aritmética. E é política também. Esse número se reduzirá. Quanto? Na verdade, só isso é impossível prever. Mas não serão 10. A menos que se produza o raro fenônomeno do suicídio político coletivo.

PARTIDOS DE SM SE…

Alguns partidos grandes ainda não se deram conta, mas a maioria já percebeu que não basta apenas pensar no Executivo. É fundamental manter pelo menos um número razoável de defensores próprios no Legislativo.

…PREPARAM MELHOR

Vai daí que encontros de formação, como os feitos, entre outros, por PSB, PT, PP, PDT e PSDB, ajudam a melhorar a qualidade dos candidatos. E, em tese, também do próprio Legislativo. Que os outros sigam o mesmo caminho.

CALMA, GENTE, QUE…

Há muitos nervosos. Faz sentido. São momentos decisivos. Mas uma questão se resolve já nesta quarta, no máááximo quinta. É o destino dos secretários Silvana Guerino (Educação) e Tubias Calil (Infraestrutura).

…A DECISÃO VEM AÍ

Há três hipóteses. Um segue secretário e o outro sai e se põe na condição de concorrer a vice (ou a prefeito). Ambos deixam o cargo e podem ser um vice do outro. Ou os dois ficam no lugar e estão fora da eleição. Ponto.

Leia também

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo