Destaque

NA CIDADE. Centro de Adestramento e Avaliação do Exército: investimento de R$ 500 milhões em 15 anos

Em 15 anos, o Centro de Adestramento e Avaliação - Sul será o maior complexo de treinamento e simulação militar do Brasil
Em 15 anos, o Centro de Adestramento e Avaliação – Sul será o maior complexo de treinamento e simulação militar do Brasil

Por CARMEN STAGGEMEIER XAVIER (texto) e GABRIEL HAESBAERT (foto), em A RAZÃO

Ser uma referência em simulação e na preparação de tropas militares. Este é um dos objetivos do Centro de Adestramento e Avaliação – Sul (CAA-Sul), instalado junto ao Campo de Instrução de Santa Maria (CISM). Os detalhes do projeto foram apresentados durante visita do jornal A Razão às instalações do Simulador de Apoio de Fogo (Simaf), complexo que integra o CAA-Sul. O complexo terá um total de 30 prédios, que deverão estar concluídos em um prazo de 15 anos, totalizando um investimento de R$ 500 milhões.

A concepção do Centro de Adestramento se baseou em dados e percepções coletadas em outros centros de treinamento e simulação militares do mundo, como Estados Unidos, Alemanha, Espanha e França. Criado de acordo com as necessidades e demandas do Exército Brasileiro, está sendo construído utilizando conceitos do que há de mais moderno no mundo em termos de tecnologia.

Um dos diferenciais do CAA-Sul é a união, em um só local, de sistemas de simulação virtual, viva e construtiva. Este é um projeto piloto no País e se destaca no cenário de adestramento militar, uma vez que a maioria dos centros de simulação contempla apenas um dos sistemas. “O complexo possibilitará atender sete Brigadas, 27 organizações militares e 25 mil militares da Região Sul do País”, explica o chefe do CAA-Sul, coronel Giovany Carrião.

Em 15 anos, o complexo deverá contar com 900 pessoas trabalhando no local e terá capacidade de receber até 1,5 mil militares em treinamento, ao mesmo tempo.

PRIMEIRO NO BRASIL

O CAA-Sul será o primeiro no Brasil a contar com estrutura para abrigar sistemas de simulação virtual, viva e construtiva. O Exército Brasileiro prevê ainda a construção centros de adestramento na Amazônia, na região Centro-Oeste e na região Sudeste do País. Santa Maria será a primeira cidade brasileira a possuir um prédio exclusivo para a simulação construtiva, o CAS-PC.

A estrutura permitirá também promover o intercâmbio com outras forças, como a Marinha e a Força Aérea Brasileira. Além disso, militares e tropas de outros países também poderão utilizar os centros de simulação conforme acordos internacionais.

Benefícios vão além dos treinamentos

A instalação do CAA-Sul, unindo os três sistemas de simulação, garantirá diversos benefícios não só para o Exército Brasileiro, como para a comunidade. Entre as vantagens está a economia de recursos financeiros. A simulação virtual, que utiliza sistemas simulados por computador e não emprega recursos reais (como veículos, pessoal e logística), tem custo zero em relação aos exercícios tradicionais de treinamento militar. Já a simulação viva, que emprega tropas dotadas de sensores em cenários reais, terá um custo de 1,07% em relação ao custo de um exercício tradicional.

O centro permitirá também a diminuição de riscos (acidentes/incidentes), otimização do tempo investido na instrução e redução de problemas ambientais.

A escolha de Santa Maria já proporciona a interação do Exército Brasileiro com outros setores. Com o título de “Capital dos Blindados”, o município reúne o segundo maior efetivo militar do Brasil. Além disso, conta com uma Base Aérea, que desenvolve o projeto VANT (veículo aéreo não tripulado); universidades e um polo tecnológico em crescimento. Destacam-se ainda o Santa Maria Tecnoparque, Agência de Desenvolvimento (Adesm) e Arranjos Produtivos Locais (APLs), incluindo o Polo de Defesa.

Saiba mais sobre o CAA-Sul

Como está hoje (2016):
– Estruturação do centro como organização militar (estrutura básica administrativa e de apoio)
– Início das operações do Simulador de Apoio de Fogo (Simaf)
– Exercícios no CAS-PC

O projeto:
– Em seis anos (2022), a estrutura já deverá contar com um total de 400 militares trabalhando no CAA-Sul
– Em 11 anos (2027), a expectativa é de que 550 profissionais estejam atuando no complexo
– Em 15 anos (2031), prazo de conclusão de instalação do CAA-Sul, cerca de 900 militares deverão trabalhar no local

Estrutura:
– Além dos prédios destinados à simulação e controle, a estrutura contará com áreas de alojamento, refeitório, estacionamento e hospital

Tropas atendidas:
– Brigadas de Infantaria Blindada
– Brigadas de Infantaria Mecanizada
– Brigadas de Cavalaria Mecanizada

PARA LER A ÍNTEGRA, NO ORIGINAL, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Um Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo