EconomiaNegócios

CIDADE. Comissão de Combate ao Comércio informal em SM faz a sua primeira reunião e já esboça ações

Reunião no Sindilojas teve a participação da entidade empresarial e das organizações oficiais de combate à informalidade
Reunião no Sindilojas teve a participação da entidade empresarial e das organizações oficiais de combate à informalidade

Pela Assessoria de Comunicação (texto e foto) do SINDILOJAS

Foi realizada nesta manhã, (terça-feira, 3), a Reunião de Alinhamento sobre o Comércio Informal em Santa Maria, na sede do Sindilojas Região Centro. Esta foi a primeira reunião realizada pela Comissão, formada em dezembro do ano passado, e teve como objetivo conduzir as ações que serão realizadas pelos órgãos e entidades envolvidos.

O encontro iniciou com um breve relato sobre o papel do sindicato em educar e conscientizar a sociedade, mostrando que a aquisição de produtos sem procedência afeta não apenas os lojistas que estão regularizados, como também, o próprio consumidor que não tem garantia da qualidade do produto adquirido. O Presidente do Sindilojas Região Centro, Ademir da Costa, abordou a importância das ações em conjunto, fazendo valer a o trabalho desta comissão. O Presidente ressaltou o apoio da Fecomércio e demais entidades da Federação a favor dos trabalhos realizados pela Brigada Militar e também das Polícias Federal e Civil.

O Delegado da Receita Federal do Brasil em Santa Maria, Araquém Ferreira Brum, ressaltou o papel do consumidor na atividade informal, que utiliza o excesso de impostos como justificativa para buscar produtos mais baratos. Por isso, o delegado defende trabalhos de conscientização e acessibilidade quanto a real destinação dos impostos. O Auditor Fiscal da Receita Federal, Francisco Velter, que é responsável pela equipe de Repressão ao Comércio Informal, comentou sobre o trabalho que desenvolve diariamente e ressaltou que existe uma falta de consciência cidadã por parte dos que consomem produtos oriundos do comércio ilegal.

O papel do consumidor foi mais uma vez destacado na reunião, durante a fala do Superintendente de Fiscalização, Tiago Candaten, que destacou a realização da Fiscalização Ordinária – onde os fiscais percorrem as vias da cidade, visitando os lojistas regulamentados e também os informais, agindo para orientá-los quanto à ilegalidade daquela atividade e mostrando quais seriam os meios para que pudessem formalizar o trabalho. Outra questão debatida foi a conivência da população com comércio informal, que muitas vezes acaba dificultando o trabalho da fiscalização.

Entre as possíveis ações a serem realizadas pela Comissão, debateu-se a disponibilidade de um número telefônico a que os lojistas pudessem recorrer em casos de denúncias aos vendedores informais, construindo assim, uma ação conjunta entre lojistas e Poder Público Municipal.

A reunião contou com a presença de representantes da Vigilância Sanitária, Polícia Federal, Câmara de Vereadores, diretores do Sindilojas Região Centro e demais lojistas, que fazem parte da Comissão de Combate ao Comércio Informal em Santa Maria.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo