PrefeituraSanta MariaSaúde

SAÚDE. População vai em massa às unidades da Prefeitura, para receber a vacina contra a Gripe

Postos de Saúde (que têm 12,5 mil doses disponíveis hoje) receberam muitos dos integrantes dos grupos prioritários para vacinação
Postos de Saúde (que têm 12,5 mil doses disponíveis hoje) receberam muitos dos integrantes dos grupos prioritários para vacinação

Por VERA JACQUES (texto) e JOÃO ALVES (foto), da Assessoria de Imprensa da Prefeitura

A população de Santa Maria voltou aos postos de saúde, na manhã desta terça-feira (10), para a imunização contra a gripe (Vírus Influenza). Um dos locais que apresentou fila para a vacinação foi a Unidade Básica de Saúde Erasmo Crossetti, na Rua Floriano Peixoto. Além desta unidade, localizada na zona Central da cidade, mais 26 UBS e ESFs aplicam a vacina, nos turnos e horários das Salas de Vacinas (confira a tabela com horários). A Campanha de Vacinação em Santa Maria é coordenada pela Prefeitura de Santa Maria, por meio da Secretaria de Município da Saúde.

Na última sexta-feira (6) o município recebeu do Governo do Estado, por meio da 4ª Coordenadoria Regional de Saúde, mais um quantitativo de 28 mil doses de vacina. Deste total, 10,5 mil foram distribuídas aos postos, durante toda a segunda-feira (9) para recomeço da campanha. Nesta terça (10), pela manhã, mais 2 mil doses já haviam sido encaminhadas para reposição, conforme a necessidade e fluxo de cada unidade.

De acordo com a secretária de Saúde, Vânia Olivo, a distribuição ocorrerá de forma fracionada, para que o controle seja rigoroso e não faltem vacinas para as pessoas integrantes dos grupos considerados prioritários (confira abaixo). “Somente os grupos prioritários serão vacinados”, confirma Vânia. Outra recomendação que persiste é a necessidade de apresentar comprovante de residência no ato da vacina.

A vacina que está sendo oferecida na Rede Pública de Saúde imuniza contra os três tipos de Influenza – H1N1, H3N2 e Brisbane. De acordo com dados divulgados, na última sexta-feira, pela SMS, o município já totalizou 61,3 mil pessoas imunizadas em Santa Maria. O maior índice de vacinados concentra-se no grupo das puérperas, com 77,38% da meta atingida (confira os dados abaixo). A meta é vacinar 96.3 mil pessoas que integram os grupos de risco. A Secretaria de Saúde também esclarece que o cronograma de vacinação nos distritos com a Unidade Móvel de Saúde e equipes volantes está mantido.

Grupos prioritários, metas e índice de vacinados

– Crianças de seis meses a 4 anos 11 meses e 29 dias – (14.147 pessoas)

 Vacinados= 7.378 = 52,15%

– Gestantes em qualquer idade gestacional – (2.555 pessoas)
Vacinados= 1.416 = 55,42%

-Puérperas até 45 dias após o parto – (420 pessoas)
 Vacinados= 325 = 77,38%

– Trabalhadores de Saúde (público e privado) – (13.812)
 Vacinados= 10.303 = 74,59%

– Povos indígenas, a partir dos seis meses – (168 pessoas)
17 = 10,12%

– Indivíduos com 60 anos ou mais – (36.292 idosos)
Vacinados= 25.894= 71,35%

– População privada de liberdade e funcionários do sistema prisionalVacinados= 904

-Funcionários do sistema prisional
Vacinados=178

– Pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis* – (28.933 pessoas)
Vacinados= 14.956
PARA LER A ÍNTEGRA, NO ORIGINAL, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo