PrefeituraSanta MariaSaúde

SAÚDE. Vacinação contra a ‘Gripe A’, nos postos da Prefeitura, devem recomeçar na próxima terça-feira

Prefeitura Municipal aguardava 20 mil doses na sexta e elas devem ser distribuídas para as unidades de saúde na segunda-feira
Prefeitura Municipal aguardava 20 mil doses na sexta e elas devem ser distribuídas para as unidades de saúde na segunda-feira

(COM CORREÇÃO DA PREFEITURA, ÀS 16H30)

Por VERA JACQUES e FABRÍCIO MINUSSI, com foto de Arquivo, da Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal

A Prefeitura de Santa Maria, por meio da Secretaria de Município da Saúde, informa que a retomada da imunização contra a gripe (Vírus Influenza) será a partir da próxima terça-feira (10), pela manhã. A decisão foi tomada pela titular da pasta da Saúde, Vânia Olivo, tendo em vista que o novo quantitativo, de  28,4 mil doses, seria entregue à secretaria, pela 4ª Coordenadoria Regional de Saúde (4ª CRS), no final da tarde desta sexta-feira (6). Na segunda-feira (9) a Superintendência de Vigilância em Saúde fará a distribuição das vacinas às Unidades de Saúde.

Nesta nova etapa de vacinação as Unidades de Saúde do Município, incluindo unidades básicas e ESFs atenderão ao público no horário normal das Salas de Vacina. A distribuição, de acordo com a secretária, se dará de forma fracionada, para que o controle seja rigoroso e não faltem vacinas para as pessoas integrantes dos grupos considerados prioritários (confira abaixo). “Somente os grupos prioritários serão vacinados”, ratifica Vânia. Outra recomendação que persiste é a necessidade de apresentar comprovante de residência no ato da vacina.

A vacina que está sendo oferecida na Rede Pública de Saúde imuniza contra os três tipos de Influenza – H1N1, H3N2 e Brisbane. De acordo com dados divulgados, nesta sexta-feira, pela SMS, o município já totalizou 61,3 mil pessoas imunizadas em Santa Maria. O maior índice de vacinados concentra-se no grupo das puérperas, com 77,38% da meta atingida (confira os dados abaixo). A meta é vacinar 96.3 mil pessoas que integram os grupos de risco. A Secretaria de Saúde também esclarece que o cronograma de vacinação nos distritos com a Unidade Móvel de Saúde e equipes volantes está mantido.

Grupos prioritários, metas e índice de vacinados

– Crianças de seis meses a 4 anos 11 meses e 29 dias – (14.147 pessoas)

 Vacinados= 7.378 = 52,15%

– Gestantes em qualquer idade gestacional – (2.555 pessoas)
Vacinados= 1.416 = 55,42%

-Puérperas até 45 dias após o parto – (420 pessoas)
 Vacinados= 325 = 77,38%

– Trabalhadores de Saúde (público e privado) – (13.812)
 Vacinados= 10.303 = 74,59%

– Povos indígenas, a partir dos seis meses – (168 pessoas)

17 = 10,12%

– Indivíduos com 60 anos ou mais – (36.292 idosos)

Vacinados= 25.894= 71,35%

– População privada de liberdade e funcionários do sistema prisional

Vacinados= 904

-Funcionários do sistema prisional
Vacinados=178

– Pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis* – (28.933 pessoas)
Vacinados= 14.956

*Doenças crônicas não transmissíveis: doença respiratória crônica, doença cardíaca crônica, doença renal crônica, doença hepática crônica e doença neurológica crônica e outras condições clínicas especiais (Imunossupressão, obesos, transplantados, portadores de trissomias). Este Grupo somente receberá a vacina mediante atestado médico de sistema publico ou privado.

PARA LER A ÍNTEGRA, NO ORIGINAL, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo