Jannah Theme License is not validated, Go to the theme options page to validate the license, You need a single license for each domain name.
EducaçãoUFSM

UFSM. Avança processo ‘estatuinte’ na instituição. Começa quarta o prazo para a inscrição das chapas

Por PAULA BRUM, da Agência de Notícias da UFSM, com foto de Divulgação

Rodas de conversa estão sendo realizadas desde a semana passada, na UFSM
Rodas de conversa estão sendo realizadas desde a semana passada, na UFSM

A Comissão Pré-Estatuinte está realizado rodas de conversa em todos os centros de ensino das unidades universitárias da UFSM para explicar o regimento interno das eleições setoriais para delegados da Estatuinte UFSM.

As eleições setoriais ocorrerão no dia 22 de junho, sendo coordenadas por uma Comissão Eleitoral Central, nomeada pela Comissão Pré-Estatuinte. As eleições setoriais serão realizadas nos centros de ensino da UFSM, devendo eleger 135 delegados, sendo 45 de cada categoria.

Este processo elege 45% dos delegados. A numeração de delegados é proporcional ao tamanho do centro. Cada unidade deve indicar, nesta semana, uma Comissão Eleitoral Setorial para coordenar a eleição nas respectivas unidades.

“As eleições serão feitas nos centros para assegurar que todos tenham representação”, explica o coordenador da Comissão Pré-Estatuinte, João Batista de Paiva. No caso do Husm, a indicação da Comissão Eleitoral Setorial será feita pelo Gabinete do Reitor.

As eleições serão feitas por meio da escolha de chapas. Poderão concorrer a delegados estatuintes nas chapas: docentes do quadro da UFSM em exercício e aposentados; técnico-administrativos em educação em exercício e aposentados; e estudantes regularmente matriculados no 1º semestre em cursos da UFSM. É obrigatório que no mínimo 30% da chapa seja composta por mulheres.

Poderão votar: docentes do quadro da UFSM em exercício e aposentados; professores substitutos contratados antes da publicação do edital; técnico-administrativos em educação em exercício e aposentados, e estudantes regularmente matriculados no 1º semestre. Funcionários da Ebserh e terceirizados não votam.

Comissão Eleitoral Central

A Comissão Eleitoral Central será composta por 18 membros: seis docentes, sendo dois lotados no campus de Santa Maria, um no campus de Frederico Westphalen, um no campus de Palmeira das Missões, um no campus de Cachoeira do Sul e um no campus de Silveira Martins; seis técnico-administrativos em educação, sendo dois lotados no campus de Santa Maria, um no campus de Frederico Westphalen, um no campus de Palmeira das Missões, um no campus de Cachoeira do Sul e um no campus de Silveira Martins; seis estudantes, sendo dois matriculados no campus de Santa Maria, um no campus de Frederico Westphalen, um no campus de Palmeira das Missões, um no campus de Cachoeira do Sul e um no campus de Silveira Martins.

Serão eleitos 300 delegados estatuintes no total, 270 da comunidade interna e 30 da comunidade externa, que corresponde aos representantes das Câmaras de Vereadores das cidades em que a UFSM tem presença.

Rodas de conversa

As rodas de conversa prosseguem nesta semana. Nesta quinta (19), às 9h, no Auditório Flávio Miguel Schneider, no Centro de Ciências Rurais (CCR), e na sexta-feira (20), às 8h30min, no Auditório Gulerpe, para o Husm, e às 11h, no Centro de Educação Física e Desporto (CEFD).

No dia 24 de maio, será realizado um debate geral sobre os projetos de universidade e políticas universitárias propostos pela Associação Nacional de Docentes de Ensino Superior (Andes), pela Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), pela Federação dos Sindicatos dos Trabalhadores das Universidades Públicas Brasileiras (Fasubra) e pela União Nacional dos Estudantes (UNE).

Confira o calendário das rodas de conversa.

Calendário eleitoral

23 de maio – data limite para as unidades indicarem as Comissões Eleitorais Setoriais;

25 de maio – a partir das 8h, início do prazo de inscrições das chapas, na Comissão Eleitoral Setorial.

31 de maio – 17h: encerramento do prazo de inscrição de chapas;

1º de junho – 17h: homologação e divulgação das chapas inscritas;

2 de junho – 12h: encerramento do prazo de impugnação das chapas;

3 de junho – início da campanha eleitoral;

21 de junho – encerramento da campanha eleitoral;

22 de junho – realização das eleições nas unidades, respeitando seus horários de funcionamento, com um período mínimo de oito horas;

27 de junho – entrega dos resultados e da documentação da eleição à Comissão Pré-Estatuinte.

PARA LER A ÍNTEGRA, NO ORIGINAL, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo