CongressoPolítica

ZORRA TOTAL 3. E se o Cunha estiver por trás de tudo?

Por RENATO ROVAI, da Revista Fórum (*)

Maranhão, vice interino da Câmara, e Cunha, até “ontem” estavam afinados. Ainda estão?
Waldir Maranhão, vice-presidente interino da Câmara, e Eduardo Cunha, o afastado, até “ontem” estavam afinados. Ainda estão?

A decisão de anular a votação do impeachment na Câmara tomada pelo presidente interino da Casa, deputado Waldir Maranhão (PP-MA), não parece ser exatamente um ato de patriotismo ou algo relacionado a uma jogada casada com o governo. Pelo que este blogue apurou quem estaria por trás dessa decisão é Eduardo Cunha.

Em nota divulgada à imprensa, Maranhão diz que a petição da AGU que pedia o cancelamento da votação ainda não havia sido analisada pela Casa e que, ao tomar conhecimento dela, resolveu acolher. Na decisão, ele argumenta “ocorreram vícios que tornaram nula de pleno direito a sessão em questão”.

Não há nada de errado nem na fala de Maranhão e nem na sua decisão. Há elementos que justificam o cancelamento da sessão. Mas o fato é que a decisão tomada tem mais elementos políticos do que técnicos.

Maranhão esteve na sexta-feira com Cunha e esse tema teria sido discutido entre eles. O presidente afastado da Casa está se sentindo abandonado pelos antigos aliados e percebeu que não conseguiria se livrar da prisão e nem influenciar em mais nada no Congresso se porventura Dilma viesse a ser afastada nesta quarta-feira.

E Maranhão também percebeu que se não tiver tempo para buscar uma base para garantir sua permanência na presidência da Casa também será varrido da cadeira que está em pouco tempo.

Ou seja, para ambos o melhor é que o processo de Dilma se arraste por mais um tempo. E para garantir este tempo, Cunha não se opõe nem sequer a uma aproximação de Maranhão com o governo Dilma.

As peças se reposicionaram de novo. O Supremo deve ser chamado para tratar deste assunto. E pode vir a se manifestar contra a decisão de Maranhão e voltar as peças para onde estavam.

Mas não será uma decisão simples.

Por outro lado, a equipe de Temer deve estar buscando formas de se reaproximar de Cunha. Ficou mais do que claro agora que Cunha não estaria para brincadeira quando disse a alguns aliados, neste final de semana, que o governo Temer pode acabar antes de começar. Cunha não perdoará o vice se ele o abandonar pelo caminho.

PARA LER A ÍNTEGRA, NO ORIGINAL, CLIQUE AQUI.

(*) O jornalista mantém o “Blog do Rovai”, na revista Forum, alojada no portal iG.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

2 Comentários

  1. “Pobre” Cunha. A Dilma, o Dino(ssauro) e o Cardozo fizeram uma grande patuscada com a versão tiririca da presidência interina e quem levou a fama pelo blogueiro do Fórum é o Cunha (que quer o impeachment da Dilma, e não o contrário). O Cunha é tão aloprado assim?
    Não é só o Maranhão que tem pouco cérebro.

  2. Waldir deu carona de avião a Flavio Dino. Depois se reuniu com José Eduardo Cardoso. Mas Cunha é tão bom que, mesmo entrincheirado em casa, conseguiu influenciar o interino. Mais, Cunha é conhecido pela burrice e pelo desconhecimento do regimento da Câmara. Só ele para sair com uma asneira destas, um canetaço anulando uma decisão colegida.
    Este pessoal chapa branca, de fato, é muito inteligente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo