CampoEconomia

CAMPO. Em debate, as opções à cultura do fumo

Culturas como essa terminarão, inevitavelmente. Em debate, o futuro dos plantadores
Culturas como essa terminarão, inevitavelmente. Em debate, o futuro dos plantadores

Um dia a cultura do fumo acabará. Pode demorar mais ou menos tempo, mas parece inevitável. Há pressões de todos os lados e, aparentemente, o que ainda “segura” é a questão econômica, somada a da sobrevivência de milhares de plantadores.

Diante de um quadro de irreversibilidade, independente da data, parece bastante importante a discussão de alternativas, de opções, aos que vivem dessa atividade, hoje. Vai daí que uma das iniciativas pioneiras é bancada, entre outros, pela Igreja Católica, através de suas dioceses no interior gaúcho, inclusive a arquidiocese de Santa Maria. E nesta quarta-feira, mais uma vez um encontro debate o tema, como mostra o material distribuído pelo Projeto Esperança-Cooesperança (com foto de Reprodução), e que você lê a seguir:

24º Seminário Estadual e 6º Interestadual de Alternativas à Cultura do Fumo

Esta é uma das atividades proféticas e importantes que nasceu em Santa Maria junto com o nosso saudoso e inesquecível Dom Ivo Lorscheiter e o Projeto Esperança/Cooesperança da Arquidiocese de Santa Maria. A finalidade destes Seminários é motivar os Fumicultores a buscar alternativas viáveis para a substituição do tabaco. Ao longo dos 24 anos destes Seminários, tive a graça de ajudar a organizar e realizar a todos ininterruptamente, onde temos inúmeras experiências de produção de alimentos saudáveis e abundantes. No Feirão Colonial de todos os sábados, no Centro de Referência de Economia Solidária Dom Ivo Lorscheiter, temos a prova concreta deste trabalho que deu certo e continua mudando os paradigmas de quem acredita na vida e opta por saúde e qualidade de vida.

O produtor de tabaco é livre em fazer esta opção, mas é motivado todo aquele que queira mudar de cultura e entrar nas alternativas de produção.

No mundo hoje, morrem por ano decorrente ao problema de tabaco, mais de 5 milhões de pessoas e no Brasil mais de 200 mil pessoas. O lucro do tabaco fica concentrado nas mãos das Multinacionais/Fumagerias. O agricultor trabalha feito escravo de uma cultura que lhe tira as condições de saúde, qualidade de vida e a produção de alimentos sadios e ecológicos.

Em 2015, o Jubileu dos Seminários, portanto a 25ª edição será em Santa Maria. A meta é de fazer um grande Evento de grande impacto regional junto com uma Feira de Produtos Coloniais e Ecológicos de quem já se libertou da Cultura do Fumo, ao longo desta trajetória de quase três décadas de atuação, com participação do Projeto Esperança/Cooesperança da Arquidiocese de Santa Maria e as demais Dioceses da Região Central RS.

Data: 20 de agosto de 2014

Local: Salão Paroquial – Arroio do Tigre – RS – Diocese de Cachoeira do Sul

Horário: das 8h30 às 16h30

Tema: Agricultor/a Produzirás o Alimento? Como? Para Quem?

Lema: Trabalho, Organização e Produção: Menos Fome na População.

Promoção e Realização: Dioceses de Santa Maria, Cachoeira do Sul, Santo Ângelo, Cruz Alta e Santa Cruz do Sul, Cáritas RS, Comissão Pastoral da Terra/RS, Paróquia de Arroio do Tigre e Área Centro Serra, Prefeitura Municipal de Arroio do Tigre e AMCSERRA.”

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Um Comentário

  1. Cultura pode acabar no RS. Só a China tem mais de 300 milhões de fumantes e produz quase a metade do fumo do planeta.
    Com o aumento da tributação do cigarro ocorrido nos últimos tempos, o contrabando aumentou muito. E tem gente que acredita que a liberação da maconha vai diminuir o narcotráfico.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo