Coluna

A vila da criação – Bianca Zasso

bianca 1O que significa um bebê? Uma casa maior, pilhas de pacotes de fraldas, economias modificadas. A chegada de um novo integrante em uma família sempre acaba caindo na questão financeira. Muitos futuros pais conferem o extrato antes de encomendarem um herdeiro. Fato: criança é gasto.

Mas será que estamos certos ao colocarmos nosso foco na carteira quando nos tornamos pais e mães? A diretora Estela Renner fez um documentário que aponta para outro caminho. O começo da vida, lançado no mês passado nos cinemas e também na plataforma Netflix, é um tratado sobre o amor. Não o amor que as vitrines estão querendo vender nesta semana dos namorados. Estamos falando de amor mesmo, aquele complexo, que nos impõe desafios e provoca os sorrisos que vamos lembrar até nosso último dia.

O filme de Renner reuniu depoimentos de médicos, assistentes sociais, pesquisadores e, é claro, de pais e filhos. Todos misturados, sem hierarquia de opiniões. Uma escolha que mostra que temos a mesma importância na tarefa de formar o futuro. Mais que um par de olhinhos curiosos acompanhado de bochechas rosadas, uma criança é um cidadão. Lá na frente, vai votar, tomar decisões, construir a sociedade.

bianca 2O começo da vida apresenta conselhos que muitos pais nunca esperam ouvir. A importância do diálogo, a indiferença quanto a quem fica destinado o papel de lavar mamadeiras, o carinho e a presença acima de qualquer brinquedo e vitamina. Observamos famílias de todos os tipos, numerosas ou em forma de dupla, em casas confortáveis e também dividindo um único colchão. É material humano.

Não é a ciência que possui a fórmula para criar bem os filhos. Somos nós que fazemos a experiência. Ao lado de mensagens cheias de esperanças sobre a humanidade que está surgindo, O começo da vida não esquece o outro prato da balança. A fala da garota indiana, que cuida sozinha dos dois irmãos menores numa casa improvisada em meio a vários prédios em construção, abala até o mais forte dos corações: “eu não tenho sonhos”.

O começo da vida segue o modelo tradicional de documentário. Não espere algo do estilo Eduardo Coutinho ou João Moreira Salles. Isto não é um comentário negativo. O filme não precisa de arroubos poéticos, pois sua poesia está nas mãozinhas frágeis que permeiam toda a projeção. Elas desmontam e remontam blocos de plástico, acariciam rostos, remexem a terra, viram objeto de observação atenta. Crianças sendo crianças. Parece óbvio, mas há lugares onde isso é artigo raro. Seja no centro de São Paulo ou numa pequena comunidade africana, crianças precisam dos mesmos ingredientes para gerarem a receita certa.

A letra da canção que encerra o documentário fala que uma vila é necessária para criar uma criança. Um resumo do conceito de comunidade que precisa fazer parte dos nossos dias, ainda mais diante da árdua tarefa de ajudarmos um novo homem e uma nova mulher a alcançarem os degraus que levam a complicada mas necessária vida adulta. Não que ser criança seja moleza, passa longe disso. Descobrir o mundo é um susto atrás do outro. Depois de O começo da vida, você vai lembrar disso sempre e nunca mais irá olhar para um bebê do mesmo jeito.

O começo da vida

Direção: Estela Renner

Ano: 2016

Em cartaz nos cinemas e na plataforma Netflix

www.ocomecodavida.com.br

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Um Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo