EconomiaSanta Maria

CIDADE. “Agenda 2020” vai debater, aqui, situação socioeconomica de Santa Maria. Evento é na segunda

Por MARIELLE FLÔRES (com informações também da “Polo RS – Agenda 2020”),  da Assessoria de Comunicação da Adesm

Santa Maria recebe na próxima segunda-feira, 20, o evento Desafios das Cidades que tem como objetivo principal promover um debate com os 50 maiores municípios do Rio Grande do Sul sobre suas particularidades, potencialidades e o que pode melhorar. Este será o sétimo de uma série de encontros que ocorrerão em várias regiões do estado. Para os debates, a Agenda 2020 adota indicadores que são feitos com base em dados oficiais e contextualizados levando em consideração a situação da crise econômica que passam tanto o Estado como a União. O encontro, que é promovido pela Polo RS, conta com o apoio da Agência de Desenvolvimento de Santa Maria e acontece às 18h30, no auditório do Santa Maria Tecnoparque.

Na ocasião, a Agenda 2020 irá expor, explicar e contextualizar os indicadores do município nas áreas analisadas e, após, haverá um debate sobre o que foi apresentado com foco na solução dos problemas indicados com sinal vermelho na Sinaleira 2020.

Sinaleira 2020

O projeto Sinaleira 2020 mostra esses indicadores nas cores vermelho, amarelo e verde. A pergunta básica que podemos fazer é: “se no nosso caminho todas as sinaleiras estivessem verdes, quanto tempo demoraríamos para chegar ao destino?” Ou, então: “e se todas estivessem vermelhas?” A cor vermelha indica o que nos impede de avançar e o que já deveríamos ter feito. No amarelo há o indicativo de áreas que merecem mais atenção porque, no futuro, a situação pode se agravar e mudar de patamar negativamente. E o verde, por consequência, mostra onde estamos avançando e podemos seguir em frente.

Nesta sinaleira, dados como renda e PIB per capita, qualidade do ensino nas séries iniciais e finais do ensino fundamental, índices de homicídio e tráfico de drogas, entre outros, são classificados. Ao todo, serão 13 indicadores que, debatidos em conjunto com a comunidade local e o poder público darão um panorama da atual situação de Santa Maria.

Vale destacar, ainda, que a Agenda 2020 inspirou o Movimento A Santa Maria que Queremos, que acontece desde 2009 no Município e é coordenado pela ADESM. Com a consolidação deste trabalho que a Agência realiza junto à comunidade foi possível identificar um mapa de setores importantes para o desenvolvimento do município e construir um Plano Estratégico de Desenvolvimento. Atualmente, a ADESM continua atuando na coordenação do Movimento e, por meio de reuniões de Fóruns Temáticos e Grupos de Trabalho, acompanha a atualização e monitoramento dos Planos de Ação de cada setor.

Serviço

Evento: Desafios das Cidades – Santa Maria

Quando: segunda-feira, 20 de junho de 2016

Horário: 18h30

Onde: Auditório do Santa Maria Tecnoparque (Av. Pedro Cezar Saccol, Eixo Secundário 8, nº 555 – Distrito Industrial – Santa Maria – RS)

Tempo de duração: cerca de duas horas

Inscrições (*)

As inscrições para o evento podem ser feitas:

Pelo e-mail: evento@agenda2020.com.br

Pelo telefone: (51) 3092.2555

(*) Quem não fizer a inscrição mas, na hora, decidir ir, poderá comparecer e participar sem problemas.

Leia também

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo