Arquivo

Popularidade.Pesquisa aponta Yeda como 10ª entre 10 governadores. Mas não está tão ruim assim

O quêêêêê?! Isso mesmo, o título desta nota está correto. A pesquisa feita pelo instituto Datafolha, encomendada pelo jornal Folha de São Paulo, e divulgada ontem, mostra Yeda Crusius (na foto de Antonio Paz) como a mais impopular entre todos os 10 governadores pesquisados, da dezena de maiores províncias do País, incluído o Distrito Federal. E, mesmo assim, o resultado não pode ser considerado, do ponto de vista da titular do Piratini, tão ruim assim.

 

Por partes. Antes de tudo, diga-se, a título de informação, que o também tucano, e pré-candidato à Presidência da República, Aécio Neves, de Minas Gerais, é, dentre os 10, o mais popular em seu Estado. Lá, de um índice que varia entre o 0 (zero) da reprovação total aos 200 da aprovação absoluta, ele obteve, conforme os critérios da pesquisa, nada menos que 171. Isso é fantástico, do ponto de vista dos mineiros. E ótimo para Aécio (cuja nota, dada pelos eleitores consultados, foi de 7,5) nos embates internos do PSDB. Principalmente porque seu principal oponente, o paulista José Serra, obteve “apenas” 6,6 de nota, para um índice de popularidade que alcançou 142, quase 30 menos que o mineiro.

 

A pergunta é: e Yeda, que por sinal também é do PSDB? Pois bem, a governadora do Rio Grande, a última entre os 10, chegou a apenas 68, num máximo de 200. Isto é, algo como apenas um terço dos gaúchos gosta dela. É pouco. Claro que é. Mas houve, cá entre nós, quem pensasse que poderia ser pior. E até mesmo a nota, igualmente a mais baixa entre os dez governadores listados (apenas 4,3), de certa forma frustra muitos pensamentos anti-Yeda, que a imaginavam ao rés do chão. Está bem longe de ser boa a popularidade da governadora. Mas isso não quer dizer, por exemplo, que ela está inviabilizada como candidata à reeleição.

 

Outros fatores, e o restante do mandato, podem perfeitamente mudar esse quadro. Para melhor. Ou, que se diga, para pior. Mas hoje seria no mínimo prematuro dizer que a tucana é carta fora do baralho na sucessão gaúcha. Mesmo que pesquisa do próprio Datafolha a tenha colocado em terceiro lugar, bem atrás de quaisquer de seus dois principais seguidores, nomes do PT e do PMDB.

 

CLIQUE AQUI PARA LER MAIS SOBRE A PESQUISA DATAFOLHA.

 

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo