ColunaObservatório

OBSERVATÓRIO. O encontro de Schirmer e Valdeci no Badesul e a chance rara que não pode ser perdida

Valdeci e Schirmer no Badesul, terça. Quando o que vale é o interesse da cidade (foto Arquivo)
Valdeci e Schirmer no Badesul, terça. Quando o que vale é o interesse da cidade (foto Arquivo)

Num ambiente tão conturbado, em que, na arte de fazer política, o fígado é o órgão preferido da maior parte dos que detêm mandato popular, abrindo mão do cérebro e do coração, chega a emocionar o que aconteceu nesta semana.

A iniciativa foi do Governo do Estado, via Valdeci Oliveira. É o fato. Que, porém, sequer foi divulgado como tal, numa demonstração de que o interesse maior, o da sociedade, prevaleceu.

Quem recebeu a informação, e também não fez beicinho, muito menos reivindicou como sua (e isso já ocorreu antes, com incômoda assiduidade), foi a Prefeitura de Santa Maria, através de Cezar Schirmer.

Ninguém confirma, mas o colunista apurou, que o alvo é uma indústria do setor calçadista. Ela prospecta local para instalar sua operação. Não se sabe, ou não se diz, nem de onde é. Mas isso é menor. O que importa foi o sinal dado de que, enfim, é possível uma convivência, sem abrir mãos de convicções político/ideológicas, em favor do maior – no caso, o interesse da comunidade.

O fato é que, na reunião havida no Badesul na terça-feira, 20, o intermediário oficial, Schirmer levou todas as informações solicitadas, papeou e alinhavou, quem sabe, futuras conversações que interessam à comuna. E não a um grupo.

Haverá resultado prático positivo? Isto é, virá o investimento que se está a buscar? Impossível saber, neste momento. Mas pode ser um primeiro passo para que, no mínimo, se dê uma coexistência civilizada – e não forçada, como tem acontecido nos últimos anos.

Há muitos pontos em que, se não houver entendimento, Santa Maria perderá. A cidade depende dos governos estadual e federal. E tem representantes nas duas esferas. Que a estultice da convivência ruim não persista. Ou todos perderão. Inclusive as personagens que estão no comando. Além, claro, da própria cidade e sua gente.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

3 Comentários

  1. Em uma ocasião quando o prefeito era Valdeci, escutei uma entrevista no atual prefeito Shirmer, e ele falava sobre a fabrica de colchões que foi para Candelaria, e não veio para Santa Maria, porque o prefeito era do PT, e agora não vem porque sera que é por incompetencia, pois na primeira companha prometeu tanta industria que o pessoal de nosso cidade que foi trabalhar fora iriam voltar e trazer mais alguem junto, e o povo caiu duas vezes no conto do Shirmer, portanto não reclamem de nata pra mim nunca teve tão boa a nosso cidade, para ganhar o apelido de cidade suja para os visitantes.

  2. Industria calçadistas em Sta Maria?
    Perguntem na volta quantas emrpesas de apoio se tem, quantas fecharam em diversos muncipios… fonte de matéria prima?
    Duvido. Fogo de palha para mostrar foto do prefeito.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo