EducaçãoEstadoTrabalho

EDUCAÇÃO. Cinco dias depois, professores estaduais em greve deixam o prédio do Centro Administrativo

Professores em greve, que estavam no Centro Administrativo desde o início da semana, se retiraram do prédio na manhã desta sexta
Professores em greve, que estavam no Centro Administrativo desde o início da semana, se retiraram do prédio na manhã desta sexta

No jornal eletrônico SUL21, com informações do CPERS e foto de CACO ARGEMI (Divulgação)

Após cinco dias de ocupação do Centro Administrativo Fernando Ferrari (CAFF) e 34 dias de greve, os professores estaduais conseguiram que o governo estadual cedesse em alguns pontos de suas reivindicações. O Centro de Professores do Rio Grande do Sul (Cpers) considera que, em audiência nesta sexta-feira (17), uma mesa de negociações foi finalmente aberta. Em reunião realizada com o secretário da Educação, Luís Antônio Alcoba, logo após os educadores deixarem o CAFF, o governo assumiu o compromisso de revogar a portaria do Difícil Acesso e não descontar os dias de greve dos professores e funcionários de escola.

A questão do Difícil Acesso era uma das principais pautas dos professores, que encaram a Portaria nº 116/2016 como uma forma de retirar direitos da categoria. A medida permitia que uma comissão examinasse pedidos de enquadramento e reenquadramento das escolas públicas nas condições de Difícil Acesso, ou seja, que existem em locais de risco ou afastados. Os professores que atuam nesses locais recebem uma gratificação específica por seu trabalho.

Na reunião, o Comando de Greve do Cpers também exigiu que o governo apresente um calendário para o pagamento do Piso Salarial e dos reajustes de 13,01% (2015) e 11,36% (2016), além de apresentar proposta para repor a defasagem de 69,44%.  “Estamos dando um voto de confiança ao governo. Decidimos sair do CAFF porque o governo comprometeu-se em realmente avançar em nossa pauta. Estamos fazendo, mais uma vez, um gesto em busca do diálogo”, afirmou a presidente do sindicato, Helenir Aguiar Schürer.

Apesar de terem desocupado o Centro Administrativo, os professores reiteram que continuam em greve e o Comando irá se reunir na segunda-feira (20) para avaliar o movimento.  “Hoje, finalmente, conseguimos dar início às negociações com o governo. O fim do reenquadramento do Difícil Acesso foi uma grande conquista, pois é a garantia de que educadores não perderão nenhum recurso financeiro, do pouco que já recebem. Nossa greve continua até que a base da nossa categoria sinalize que devemos encerrar”, analisou Helenir.

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo