EducaçãoEstadoTrabalho

EDUCAÇÃO. Magistério em greve tem mateada na ocupada 8ª CRE, hoje. E amanhã é o dia de “Vigília”

Professores irão realizar Vigília pela Educação nesta segunda-feira. Na sexta (foto), decidiram manter ocupação na Coordenadoria
Professores irão realizar Vigília pela Educação nesta segunda-feira. Na sexta (foto), decidiram manter ocupação na Coordenadoria

Por MAIQUEL ROSAURO (texto e foto), da Assessoria de Imprensa do CPERS/SM

Os professores que ocupam a sede da 8ª CRE, em Santa Maria, terão uma agenda intensa nos próximos dias. O objetivo é ampliar a mobilização para uma semana que promete ser decisiva para os anseios da categoria.

Domingo (19), às 15h, será realizada mateada. No dia seguinte, às 6h, terá início a Vigília pela Educação. Também na segunda, às 14h, ocorrerá reunião do Comando de Greve. Todos os eventos serão realizados na 8ª CRE.

– As negociações com o governo ainda não contemplaram toda a pauta da categoria, sobretudo, no diz respeito ao reajuste dos professores e a retirada definitiva do PL 44 – alega a diretora do 2º Núcleo do CPERS/Sindicato, Sandra Regio.

Na rodada de negociação realizada sexta-feira (17), o governo do Estado assumiu o compromisso de revogar a portaria do Difícil Acesso e não descontar os dias de greve dos professores e funcionários de escola. Quanto ao PL 44, que pretende ampliar a participação privada e de serviços terceirizados nas escolas estaduais, o governo afirmou – em negociação estabelecida com os estudantes – que irá levar o tema para votação na Assembleia Legislativa apenas em 2017.

Os educadores temem que o PL 44 seja enviado para a Assembleia durante o período de férias do magistério, época em que a categoria teria maior dificuldade para organizar uma mobilização contra a proposta. Como o governo possui maioria no Parlamento, há o risco do projeto ser aprovado.

A questão salarial também não foi deixada de lado pelos professores. O Comando de Greve exige que o governo apresente um calendário para o pagamento do Piso Salarial e dos reajustes de 13,01% (2015) e 11,36% (2016), além de apresentar proposta para repor a defasagem de 69,44%.

A greve dos professores estaduais foi aprovada em assembleia do CPERS em 13 de maio e não tem data para ser encerrada. Em Santa Maria, dezenas de escolas estão paralisadas. Além disso, Cilon Rosa, Augusto Ruschi, Margarida Lopes, Olavo Bilac, Maria Rocha e Manoel Ribas (Maneco) seguem ocupadas pelos alunos. Em Silveira Martins, a Escola Bom Conselho, também está ocupada pelos estudantes.

Agenda para os próximos dias

Mateada

Quando: domingo (19), às 15h

Onde: 8ª CRE

Vigília pela Educação

Quando: Segunda (20), às 6h

Onde: 8ª CRE

Reunião do Comando de Greve

Quando: Segunda (20), às 14h

Onde: 8ª CRE

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo