Destaque

ELEIÇÕES. Democratas decide nesta terça qual será sua aposta para outubro. São duas opções em debate

O vereador Manoel Badke e o presidente do DEM, Nelson Cauzzo. Deles (e seus companheiros) sairá a decisão que interessa a mais gente
O vereador Manoel Badke e o presidente do DEM, Nelson Cauzzo. Deles (e seus companheiros) sairá a decisão que interessa a mais gente

No início da noite de hoje, reúne-se, na Câmara de Vereadores, o diretório municipal do Democratas. Diz-se que se encaminha nesta terça-feira a decisão acerca do futuro próximo da agremiação. Aliás, o que se acordar (no consenso ou maioria), será enviado, depois, à convenção oficial. Desenhando: o DEM decide o que fará na eleição de outubro.

Há duas posições em confronto.

Uma, aparentemente com o apoio da maior parte da Executiva, é a união com o chapão de centro-direita liderado por PSDB e PP, tendo como candidatos majoritários Jorge Pozzobom (prefeito) e Sérgio Cechin (vice). Nesse caso, os demistas se coligariam, no pleito proporcional, com o PP.

A outra tem como defensor principal, quase solitário, na Executiva, o vereador Manoel Badke. Que, diga-se, há muito tempo entende que o melhor caminho para o Democratas é apoiar o também edil Werner Rempel, do PPL, na sua pretensão de ser prefeito de Santa Maria. Aqui, a aliança seria também para a Câmara.

Há dois componentes, em princípio, a ser levados em conta na hora da decisão. Um é a questão ideológica. Aqui, leva vantagem a dupla PSDB/PP, afinal muito mais próximas do DEM que o PPL. Outro é o pragmatismo. O objetivo principal do DEM, eleitoralmente, é manter e até tentar ampliar sua bancada no Legislativo. Aí é que está o principal busilis: o pepelismo tem mais ou menos condições que o tucano-pepismo, nessa busca dos demistas?

Antes do final da noite, presume-se, se saberá a resposta. Que, como se vê, interessa fundamentalmente ao DEM, mas também a outros dois pólos. Aguardemos!

EM TEMPO. O DEM participa do governo, inclusive no Secretariado. A hipótese de apoiar a chapa governista é tão restrita, porém, que, exceto por pouquíssimos militantes, não é considerada como possível, no encontro desta terça.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Um Comentário

  1. Questão ideológica está em décimo primeiro plano para 95% da população. Votam pela cara do sujeito e pelas promessas. Se for feita uma prova escrita inopinadamente com os referidos políticos a respeito do programa dos respectivos partidos duvido que acertem a metade das questões.
    Ideologia no Brasil é na base da cartilha, do “mandaram dizer” e no “senso comum”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo