Meio AmbientePrefeitura

EVENTO. Dia do Meio Ambiente comemorado com atividades de conscientização, na Praça dos Bombeiros

Entre as vários atos realizados na tarde deste sábado, a plantação uma muda, entre as 400 que serão colocadas na Praça dos Bombeiros
Entre as vários atos realizados na tarde deste sábado, a plantação uma muda, entre as 400 que serão colocadas na Praça dos Bombeiros

Por ANA BITTENCOURT (texto) e CARLOS NUNES (foto), da Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal 

A praça João Pedro Menna Barreto (Praça dos Bombeiros) foi o local escolhido pela Prefeitura de Santa Maria para a realização de um evento alusivo ao Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado em 5 de junho. Na tarde deste sábado (4), as secretarias de Meio Ambiente e de Educação, em parceria com o Conselho Municipal de Meio Ambiente (Condema), realizaram um evento voltado à conscientização e à educação ambiental.

A programação diversificada reuniu apresentação da Banda da Brigada Militar, do Coral Illumina, formado por alunos da EMEF Duque de Caxias, participação de grupos e projetos de conscientização ambiental, feira de adoção de animais, distribuição de erva mate, mostra de produtos reciclados, ponto de coleta de descarte eletrônico, banca da Corsan com distribuição de água potável, varal solidário, participação do Lions Clube de Santa Maria, pintura e recreação para crianças.

O prefeito Cezar Schirmer prestigiou o evento, juntamente com secretários municipais e representantes do Condema. Em seu pronunciamento, o chefe do Executivo destacou a razão pela qual a Praça dos Bombeiros foi escolhida para ser palco da ação pelo Meio Ambiente. Há cinco anos, o local recebeu substituição do piso, colocação de bancos e instalação elétrica, foram instalados bancos, as áreas de playground e academia foram cercadas e foi feito plantio de árvores. No entanto, em poucos meses ocorreram ações de vandalismo relembradas pelo prefeito. “Este local foi uma das primeiras praças onde decidimos aplicar esforços em sua revitalização. Mesmo assim, poucos meses depois de finalizada a revitalização, o vandalismo já tinha danificado muita coisa. Por isso eventos como esse, que buscam conscientizar, educar e desenvolver o espírito de respeito ao meio ambiente e ao espaço público são importantes. A praça é da cidade, é dos santa-marienses, é dos nossos visitantes”, explicou.

Para o secretário de Meio Ambiente, Antonio Carlos Lemos, a parceria com a comunidade é fundamental para conservação dos espaços públicos. “Este é um local de convívio. Esta ação alusiva ao Dia Mundial do Meio Ambiente busca sensibilizar a população com atos que reforcem o cuidado com a natureza, com os equipamentos e com os animais. Precisamos que a comunidade seja cúmplice para zelar e cuidar do Meio Ambiente. Precisamos do empenho de todos”, afirmou.

Ao final da solenidade, o prefeito Cezar Schirmer e o secretário Antonio Carlos Lemos fizeram o plantio simbólico de uma das 400 mudas de flores que serão plantadas nos espaços verdes da Praça dos Bombeiros. Schirmer destacou ainda que os esforços pela conservação dos espaços públicos continuam nos próximos dias, quando serão instalados os 52 kits de playgrond recentemente adquiridos pela Prefeitura de Santa Maria.

Os kits contém balanço, gangorra, escorregador e gira-gira. Ao todo, serão 36 locais públicos contemplados, entre área urbana e rural, no município. Entre as beneficiadas estão as praças General Osório (Mallet), no Passo D’Areia, Praça dos Bombeiros, e a praça Roque Gonzáles, próxima ao Hospital de Caridade. Os distritos Arroio Grande, Santa Flora, Pains e Boca do Monte terão equipamentos instalados.

SAIBA MAIS – O Dia Mundial do Meio Ambiente foi instituído em 1972, com o objetivo de promover atividades de proteção e preservação do meio ambiente, para alertar a população e governos de todas as nações para os perigos de negligenciar a tarefa de cuidar do meio ambiente.

PARA LER A ÍNTEGRA, NO ORIGINAL, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

2 Comentários

  1. Passei no local. Começou as 14 e terminou as 17 h. Foram 3 horas de pouca gente. Mal divulgado. Fizeram um canteiro de flores que no dia seguinte um cusco detonou. O resto da praça segue um lixo.
    Os kits chegarão em breve… em julho, só não sabem de que ano.
    Gostei da pergunta: quanto custou cada kit? E estão dentro das normas de segurança para as crianças?
    A prefeitura na licitação se preocupou com a norma? Ou nem sabe dela?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo