Destaque

“EXAME”. Santa Maria é a 50ª mais conectada e inteligente cidade do País, segundo ranking de revista

prefeitura conectadaPor FABRÍCIO MINUSSI (texto) e CLAUDIO MACHADO (foto reprodução), da Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal

A Revista Exame, edição 1.115, divulgou o novo ranking das cidades mais inteligentes e conectadas do Brasil. O levantamento, realizado pela Connected Smart Cities, da consultoria Urban Systems, aponta que Santa Maria subiu 16 posições na classificação em relação a 2015, ocupando, em 2016, a 50ª posição no país.

As cidades contempladas nesta lista se destacam exatamente por oferecer soluções que as tornam melhores para viver. Para chegar a esses nomes, a Urban Systems analisou 73 indicadores divididos em 11 eixos de gestão pública de 700 municípios. As áreas analisadas foram: Economia, Educação, Empreendedorismo, Energia, Governança, Meio Ambiente, Mobilidade, Planejamento Urbano, Saúde, Segurança, Tecnologia e Inovação.

Para o prefeito Cezar Schirmer a melhora de Santa Maria no ranking se deve a vários fatores. O chefe do Executivo destaca que Santa Maria possui um público universitário, que está constantemente conectado à rede mundial de computadores. O prefeito também atribui a posição no ranking aos investimentos em tecnologia realizados pelas organizações militares e o papel das instituições de ensino superior como indutoras de ideias criativas e inovadoras, com base tecnológica.

“O município também pode ser inserido nesse contexto, por ser a primeira cidade do RS a ter aprovada uma Lei de Incentivo à Inovação. A construção do Santa Maria Tecnoparque e a aproximação com as organizações de base tecnológica, além de uma política de incentivo ao empreendedorismo se somam aos avanços na educação e na mobilidade com a implementação de um novo Plano Diretor”, avaliou o prefeito..

Schirmer também destaca a instalação gradativa dos quiosques digitais e a informatização da saúde e da educação, bem como a modernização dos processos administrativos como ferramentas que agregam valor à cidade e que tiveram repercussão no ranking da Revista Exame.

“Também podemos citar a Lei de Apoio à Micro e Pequenas Empresas e a criação do Polo da Vila Belga como fatores que contribuem para a melhora da cidade no ranking, além do recadastramento urbano e do levantamento aerofotogramétrico da área urbana”, explicou o prefeito. A transferência de tecnologias, com a instalação de empresas de tecnologia da Informação (TI) e de uma unidade da KMW em Santa Maria são outros fatores importantes apontados pelo prefeito que contribuíram para a melhora da cidade no ranking dos municípios mais inteligentes e conectados do Brasil.

A pesquisa da Revista Exame destaca a cidade de São Paulo no topo do ranking das mais inteligentes. A capital paulista também ocupa o 1º lugar em Tecnologia e Inovação, 1º em Mobilidade, 2º em Empreendedorismo e 3º em Meio Ambiente e Urbanismo.  Já o Rio de Janeiro, segunda colocada no ranking geral, ficou em 1º lugar em Economia e Empreendedorismo.

O Estudo será apresentado durante o Connected Smart Cities, programado para os dias 08 e 09 de junho, no Armazém da Utopia, no Rio de Janeiro.

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.

Leia também

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Um Comentário

  1. Porto Alegre está em décimo primeiro lugar. Blumenau em vigésimo terceiro lugar. Caxias em trigésimo quarto lugar. Amparo, cidade com 70 mil habitantes de SP está em trigésimo oitavo lugar (27,616 pontos). Vinhedo está em quadragésimo lugar. Santa Maria tem 27,185 pontos.
    Busílis? Ranking quer dizer nada. Mas serve para prática do esporte mais popular da aldeia: autocongratulação e troca efusiva de tapinhas nas costas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Botão Voltar ao topo