Grana! – por Alice Elaine Teixeira de Oliveira
Grana: Palavra de origem latina referente ao GRÃO!!!
Boa analogia, já que por muitos anos a produção de grãos é vista como uma atividade valorizada, não estou falando dos pequenos agricultores, é claro!
Na grande maioria da população terrestre o termo está associado a algumas outras expressões bem comum e corriqueiras…
Por exemplo: ‘ter a grana contata‘. Imagine a cena: o alegre produtor rural planta o seu feijão e na época de colher o fruto do seu trabalho árduo ao invés de pesá-lo, conta grão por grão, é isso que é dureza!!!
Mas, ‘ficar sem grana‘… ah, isso é algo do cotidiano humano.
Não ter o arroz para cozinhar, o milho, a lentilha, não ter como obter a farinha para preparar, pelo menos, um angu…
Na atual situação do mundo em que vivemos, mesmo se ganhasse uma boa grana seria muito provável que a praga dos ratos e baratas, que já me assombraram e roeram até minhas roupas, voltassem para usufruir do que não lhes pertence. Sempre há uma peste que exige o quinhão que nunca mereceu e que sente o cheiro da grana de longe.
Acomode sua grana em um bolso roto, já devidamente sovado pela fricção do dia-a-dia, e igual a uma ampulheta verá seu tempo, suor e esforços escorrerem pouco a pouco pela abertura.
Guarde ela sob o colchão e serão noites sem dormir com medo de sua cama ser roubada enquanto tenta produzir mais grana suportando os dias sonolentos…
Não se preocupe com sua grana e ela será levada pelas aves de rapina, as que rodeiam as carniças, ou aquelas que nada têm e vivem de sobras e oportunismo.
Tranque sua grana num cofre, longe dos olhares, da luz e do alcance de si mesmo e logo perderá o valor, apodrecerá e criará o cheiro dos avarentos…
Seja como for, você irá ficar sem grana!!!
E, pensando bem, não é tão mal assim, é notável a capacidade humana de não se contentar pois está sempre sendo tentado a ganhar mais grana para gastar mais grana com coisas que encherão de grana os celeiros de quem já tem bastante grana.
Pois é, e lembrando dos chavões da vida, use sua grana com sabedoria, pois não é fácil administrar esta pouca grana que recebemos por nosso trabalho. No fim ela sempre acaba!
A propósito, eu não ganho grana alguma por aqui, mas continuo usufruindo o ‘pão de cada dia‘ que eu realmente preciso e, talvez, acabe ganhando muito mais do que qualquer grana poderia comprar!
ATENÇÃO
1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.
2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.
3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.
4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.
5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.
OBSERVAÇÃO FINAL:
A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.