Coluna

Grandiosidade em cena – Bianca Zasso

bianca aUma história publicada em capítulos durante quatro anos em um jornal torna-se um sucesso e atravessa décadas conquistando admiradores que não se contentam com apenas uma leitura de suas mais de mil páginas. Parece um projeto de roteiro promissor, mas é a façanha real do russo Liev Tolstói com sua obra Guerra e Paz. A narrativa que tem como pano de fundo as guerras napoleônicas e, além de ter feito um resgate histórico, traçou um panorama íntimo da sociedade russa daqueles tempos.

Em 1956, o diretor King Vidor levou o livro para as telas se valendo de um trio de protagonistas de peso: Audrey Hepburn, Henry Fonda e Mel Ferrer. Bem produzido e com uma direção de arte primorosa, o Guerra e Paz de Vidor cumpre seu papel, mas acaba deixando de lado pontos importantes da narrativa. A eterna batalha livro X filme não vem ao caso, já que as sutilezas da prosa de Tolstói dificilmente seriam transformadas em imagens sem uma que outra modificação. No entanto, a terra natal do escritor conseguiu o feito de traduzir em película boa parte dos grandes momentos criados por ele.

Lançado em 1968 e dirigido por Sergey Bondarchuk, Guerra e Paz foi dividido em quatro partes, assim como o livro de Tolstói. A reconstituição de época é impecável, incluindo as cenas de batalha e os bailes, onde a câmera passeia pelos salões criando um belo efeito. Quesitos como figurino, objetos de cena e locações tornaram Guerra e Paz a mais cara produção da União Soviética, o que atraiu os olhares de Hollywood, que premiou o trabalho de Bondarchuk e equipe com o Oscar de Melhor Filme Estrangeiro.

Para além das paisagens bem fotografadas e dos cenários elaborados, Guerra e Paz tem como diferencial a dedicação do roteirista em traduzir passagens do livro que descrevem as angústias e desejos dos personagens. Natasha Rustova, interpretada por Lyudmila Saveleva, é das mais lembradas pelos leitores, já que sua ânsia de tornar a vida uma eterna aventura permeia os melhores momentos da obra.

bianca bBondarchuk trouxe isso para a tela utilizando uma narração em off, onde acompanhamos os sonhos juvenis e também o amadurecimento de Natasha. O mesmo acontece nas conversas entre os amigos Andrey e Pierre (este último interpretado pelo diretor do filme) sobre o livre-arbítrio. Os diálogos e a paisagem interagem, a exemplo do imponente carvalho que serve de metáfora para a transformação de Pierre de homem frio e reservado para o apaixonado noivo de Natasha.

Guerra e Paz chega ao mercado nacional em uma bela edição da produtora Obras-Primas do cinema, com o filme completo dividido em três discos e mais de duas horas de material extra sobre bastidores da produção, entrevistas com o diretor e documentários sobre Liev Tolstói. Um item de colecionador não só para os amantes do cinema russo e das adaptações literárias, mas para os que, como esta colunista, não conseguem entender quem passa pela vida sem saborear a prosa de Guerra e Paz. Mais que um romance nos tempos de guerra, é uma aula de vida, de mudança e de história. Aula grandiosa, no melhor sentido da palavra.

GUERRA E PAZ (Voyna i mir)

Ano: 1968

Direção: Sergey Bondarchuk

Distribuição: Obras-Primas do cinema

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo