Coluna

IMPRESSA. Na coluna desta quarta, a paralisação do magistério estadual, a assembleia de hoje e a política

Você confere a seguir, na íntegra, a coluna do editor do sítio, publicada na edição desta quarta, 22 de junho, no jornal A Razão:

Desocupação da Coordenadoria, anteontem, pode ser sinalizador do fim da greve. Vai se saber hoje (foto Gabriel Haesbaert/A Razão)
Desocupação da Coordenadoria, anteontem, pode ser sinalizador do fim da greve. Vai se saber hoje (foto Gabriel Haesbaert/A Razão)

A questão política e a greve do magistério

Se ao colunista fosse dado o direito de dar um palpite, esse seria: a assembleia regional dos professores estaduais em greve, marcada para a tarde de hoje, no Instituto Olavo Bilac, vai decidir pelo indicativo de fim do movimento.

Há algumas razões para isso, mas duas são as principais.

Uma é o óbvio desgaste (inclusive físico e mental – e quem já fez grave sabe muito bem do que se trata), depois de cinco semanas de intensa mobilização dentro e fora das escolas.

A outra é que, diante de uma situação absolutamente adversa, os grevistas podem contabilizar importante vitória política (por ter forçado o Palácio Piratini a negociar) e até econômica, ainda que o principal, pelo menos um indício de reajuste salarial e o piso da categoria, não tenha sido garantido.

Mas, como se escreveu lá no início, esse é tão somente um palpite. Que pode ou não se materializar no encontro dos professores que participam do movimento paredista. Aguardemos!

AS NOMINATAS DAS…

O noticiário político, normalmente, dá conta das maiores siglas. Mas também as pequenas têm vida importante e tentam, pelas beiradas, alcançar êxito. E igualmente têm suas nominatas de candidatos, especialmente à Câmara.

…PEQUENAS SIGLAS

Um exemplo de pequeno, mas não desimportante, é o PV. Que deverá, ao que tudo indica, entrar no chapão governista. O partido apresenta lista com cinco pré-candidatos, ponteada pelo veterano Luiz Figueiredo.

AFASTAMENTO SÓ…

Dentro do calendário eleitoral, há um derradeiro prazo para desincompatibilização, três meses antes do pleito. Entre os que têm que sair até 2 de julho estão várias categorias de servidores públicos.

… NO INSTANTE FINAL

Em acordo com a legislação, a coluna constatou, nessa condição, a existência de pelo menos três importantes nomes do Executivo da comuna. Que, claro, só se afastarão no último final. É direito deles. E não têm por que abrir mão.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo