NEGÓCIOS. Santa Maria adere à RedeSimples, para simplificar a abertura de empreendimentos na cidade
Por VERA JACQUES (com foto de Arquivo), da Assessoria de Imprensa da Prefeitura
Nesta sexta-feira, o prefeito Cezar Schirmer, juntamente com o secretário de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Projetos Estratégicos Jaques Jaeger, fará a assinatura do Decreto Executivo que oficializará o início dos trabalhos da RedeSimples em Santa Maria. O ato oficial acontecerá no Salão de Atos do Edifício João Fontoura Borges (SUCV), às 10h30.
A RedeSimples tem o objetivo de agilizar o processo de abertura de empresas, integrando as etapas que envolvem o ato de registro na Junta Comercial com as etapas de emissão dos alvarás municipais necessários ao funcionamento. Além disso, o novo sistema irá simplificar os processos para os empreendimentos que desempenhem atividades consideradas de baixo risco sanitário, ambiental e de incêndio.
De acordo com o prefeito Cezar Schirmer, mais de 40 municípios gaúchos já adequaram seus procedimentos para atender ao empresário com as orientações da RedeSimples, porém, todos são de pequeno e médio porte. “Santa Maria será o primeiro município de grande porte a disponibilizar este benefício aos empreendedores. “Trata-se de mais uma iniciativa para estimular o desenvolvimento econômico local, gerando emprego e renda para Santa Maria”, comemora o chefe do Executivo.
O secretário de Desenvolvimento Econômico acrescenta que a partir da implementação da RedeSimples o que deve andar são os documentos, diminuindo a necessidade do empresário ou do contador ter que despachar em diversos locais para abrir e regularizar sua empresa. “É um passo importante para incentivar a abertura de novas empresas no município”, argumenta o secretário Jaeger.
Também participam do ato de assinatura do Decreto Executivo de implantação da RedeSimples, os titulares e representantes das secretarias diretamente envolvidas no processo: Meio Ambiente, Saúde, Finanças, Gestão e Modernização Administrativa, Desenvolvimento Urbano e Comunicação. Além destas secretarias, a Junta Comercial também integra o processo de liberação e registro de alvarás. Na lista de convidados estão dirigentes de entidades comerciais e empresariais, conselhos profissionais e representantes do Corpo de Bombeiros, entre outras instituições.
PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.
Parabéns à iniciativa, uma novidade importante.
Mas como está a “burrocracia” em casos específicos?
Exemplo: há muitos negócios hoje que são “virtuais”, onde o dono do negócio o toca na sua própria residência com um computador, sem precisar de empregados, inclusive.
Se precisaria de alvará sanitário e de bombeiros para esse caso?
Se afirmativo, não tem sentido nenhum.