Uma das mais tradicionais datas comerciais (e afetivas), o Dia dos Namorados é sinônimo de esperança de recuperação de vendas dos lojistas santa-marienses. Isso está muito bem explicado em material disponível na versão online do Diário de Santa Maria. A reportagem é assinada por Mariana Fontana. A foto é do Feicebuqui. Acompanhe:
“Comércio de Santa Maria projeta recuperação de vendas no Dia dos Namorados…
…A proximidade do Dia dos Namorados e as temperaturas mais baixas renovam a esperança de dias melhores para o comércio de Santa Maria. Considerada como a terceira melhor data do setor, a expectativa realista é, pelo menos, repetir os números do ano passado.
Conforme a presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Santa Maria (CDL), Marli Rigo, o maior movimento no comércio deve ser registrado na próxima semana, mais perto do dia 12. – No ramo do vestuário e no calçadista, a temperatura mais baixa é favorável. Sabemos que as pessoas costumam deixar esse tipo de compra para a última hora, pois há bastante pesquisa sobre o que dar de presentes e valores – ressalta Marli.
Na cidade, os lojistas têm diferentes estratégias para buscar clientes. Vale de tudo: divulgação em redes sociais, descontos, pagamento em parcelas. Conforme a proprietária da Mercamodas, Maria Inês Biscaro, se as vendas se manterem iguais as de 2015, a loja estará no lucro.– Em época de data comemorativa, ninguém dá desconto. Mas, aqui, estou fazendo isso, justamente para o pessoal vir comprar. É um momento que não está fácil para o segmento, mas, no Dia dos Namorados, sempre vendemos mais do que no das mães. E essa é nossa expectativa – projeta Maria Inês.
Na Ótica Santamariense, o Dia dos Namorados também é uma data campeã de negócios. Para este ano, a expectativa é que as vendas atinjam 20% a mais que no ano passado.– A gente tem de acreditar que não existe a crise. Tem de fazer decoração diferente, chamar o cliente para a loja, porque é isso que faz vender – afirma a gerente, Elizete Mortari.
Campanhas
Nos shoppings campanhas tentam ajudar nas vendas. No Royal, até o dia 12, acontece a ação #AmorPresenteNoRoyal, que consiste em tirar uma foto criativa com a pessoa amada no hall central para concorrer a prêmios. Entre eles, vale-compras de R$ 300, cesta de chocolates e ingressos para o cinema.– Para esse ano, há uma série de fatores que contribuem, como o clima, a data cair em um domingo e as promoções – diz o administrador do Royal, Rui Giffoni.
No Monet, foi lançada a campanha Amor à Moda Antiga, que conta com a exposição de motonetas e motocicletas antigas. A ação contempla ainda uma série de atividades até o dia 12…”
PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI (se você for assinante do DSM ou não tiver esgotado a quota mensal de 10 notas gratuitas)
Existe mais de um tipo de otimismo. O baseado na fé. Outro nas condições objetiva. O da falta de noção. O marketeiro. O tempo sempre define do que se trata.