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PÁTIO RURAL. No lançamento da primeira edição, agora, a confirmação das datas dos duas próximas

Pátio Rural é lançado: serão três eventos em 2016. Lançamento foi na manhã desta quarta, em solenidade no Palacete da SUCV
Pátio Rural é lançado: serão três eventos em 2016. Lançamento foi na manhã desta quarta, em solenidade no Palacete da SUCV

Por FABRÍCIO MINUSSI, RODRIGO THIEL, JOÃO ALVES e LENON DE PAULA, da Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal

O prefeito Cezar Schirmer realizou na manhã desta quarta-feira (8) o pré-lançamento do Pátio Rural 2016, que neste ano terá três edições. A primeira acontece neste final de semana, sábado (11) e domingo (12), no Hotel Fazenda Pampas (antiga Cidade dos Meninos), em Camobi, reunindo o melhor da produção artesanal, colonial, artística, cultural e gastronômica do interior do Município.

As outras duas edições do evento acontecem nos dias 6 e 7 de agosto, e 3 e 4 de setembro. Entre as novidades previstas para 2016 está a participação da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), por meio dos profissionais em formação nos cursos de Artes e Música da instituição na programação cultura.

O encontro com a imprensa aconteceu no Salão de Atos do Edifício João Fontoura Borges (Prédio da SUCV). Também estiveram presentes os secretários de Município do Turismo, Norma Moesch, de Desenvolvimento Rural, Rodrigo Menna Barreto, produtores e apoiadores do Pátio Rural. Na oportunidade, o prefeito apresentou os números referentes às sete edições realizadas em 2015, e projetou os três eventos confirmados para 2016, com recursos próprios da Prefeitura.

Schirmer destacou que o sucesso do Pátio Rural se deve à qualidade da produção local e o apoio dado pela imprensa santa-mariense na divulgação dos eventos. “Nada seria possível se não fosse o apoio dado pelos veículos de comunicação da cidade. Também precisamos enaltecer o apoio dado pelas secretarias envolvidas direta e indiretamente na formatação da programação e, claro, os expositores”, disse o prefeito.

“Esse espaço revelou-se como uma mostra do que a cidade tem de bonito, incentivando e estimulando a nossa produção. O Poder Público tem sido um grande parceiro e indutor da produção do nosso interior, seja na divulgação dos nossos produtos ou pelo incentivo à busca da autossuficiência em diferentes ramos do setor primário”, afirmou o prefeito.

Ao final de seu pronunciamento, Schirmer agradeceu mais uma vez o papel fundamental da imprensa santa-mariense na divulgação do evento e reforçou o convite para que todos comparecem às três edições do Pátio Rural 2016.

O Pátio Rural em números: R$ 1 milhão em vendas em 2015

Durante a sua manifestação o secretário de Município do Desenvolvimento Rural, Rodrigo Menna Barreto, fez um balanço das sete edições do Pátio Rural, realizadas em 2015. No ano passado, 120 mil pessoas passaram pelo Hotel Fazenda Pampas, beneficiando cerca de 250 agentes envolvidos no projeto, entre protagonistas das agroindústrias, culinaristas, artesãos, artistas e animadores culturais. Estima-se que o número de vendas nas sete edições de 2015, tanto de artesãos, gastronomia, quanto de agroindústrias, tenha atingido a cifra de R$ 1 milhão.

“Estamos mostrando o que foi o Pátio Rural no ano passado, projetando as três edições desse evento que está consolidado e sacramentado no calendário turístico de Santa Maria. Ao mesmo tempo, projetamos as três edições de 2016. Cabe também salientar que a Prefeitura, por determinação do prefeito Cezar Schirmer, está arcando com os custos para a realização do Pátio Rural este ano, tendo em vista a dificuldade financeira do Governo Federal, que apoiou a iniciativa em 2016, mas que não pôde dispor de recursos para este ano. Isso acontece, pois existe um entendimento de que o Pátio Rural, além de possibilitar um ambiente de convívio social para os santa-marienses, também propicia o crescimento da produção do nosso interior e isso não podemos abrir mão”, disse o secretário Menna Barreto.

Um espaço de crescimento para todos

A secretária de Município do Turismo, Norma Moesch, disse que a partir do Pátio Rural, os pequenos produtores, artesãos, agentes culturais e outros segmentos passaram a ter um espaço para o desenvolvimento e crescimento de suas atividades.

“Agora estamos em um novo momento. O Pátio Rural consolida, localmente, a ideia de que Turismo é a base para o crescimento de um município, gerando emprego, renda e qualidade de vida aos produtores envolvidos nas atividades programadas. Também estamos melhorando o acolhimento aos visitantes. Isso é importante, pois ao qualificarmos o recebimento das pessoas agregamos valor ao evento e aos produtos comercializados. Além disso, conseguimos, num curto espaço de tempo, consolidar a marca do Pátio Rural, o que acabou por agregar valor aos produtos expostos durante os eventos”, disse a secretária Norma Moesch.

Com a palavra os produtores

Para Roger Real Avila, presidente da cooperativa Terra Santa, os produtores sofreram um pouco na primeira edição, pois estavam acostumados apenas a feiras de rua, e um evento como o Pátio Rural fez com que eles modificassem os produtos e pensassem em público consumidor, destacando o crescimento dos produtores como empreendedores, além do reconhecimento do pátio como praticamente uma marca de Santa Maria. “Nós estávamos muito crus no início, mas o grande sucesso do pátio se deu quando percebemos que o pessoal estava com sede de estar num local como é o local do pátio, reunindo a família, além do reconhecimento posterior ao evento, quando nos perguntam se somos do Pátio Rural; o evento já é quase uma marca”, destacou Roger.

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