DestaqueSanta Maria

LUNETA. Folha da Prefeitura dentro dos limites, as feiras da semana e mais um óbito por dengue no RS

Mais: turno estendido em UBS de Camobi e a sinalização viária nas escolas

Trecho da certidão expedida pelo TCE no dia 16 de fevereiro. Imagem Reprodução

Por Paulo André Dutra

* Emitida na última sexta-feira (16), pelo Tribunal de Contas do Estado, a certidão de gestão fiscal do Município relativo ao gasto com pessoal no exercício de 2023.

* O Executivo teve 49,25% da receita corrente líquida comprometida com a folha de pagamento ao final do terceiro quadrimestre.

* Desta forma, fica acima do limite de alerta (48,74%) mas abaixo do limite prudencial (51,3%) definidos pela Lei de Responsabilidade Fiscal.

* Como as análises são quadrimestrais, este é o primeiro índice de pessoal calculado após o reajuste do funcionalismo aprovado em outubro do ano passado: 14,95% para professores e 5,79% aos demais servidores do quadro. Fora o montante de valores retroativos a janeiro e março, respectivamente as datas-bases dos dois grupos.

* Em 2023, a revisão salarial do funcionalismo municipal foi sendo postergado pelo Executivo em razão do índice de pessoal de 53,89% em 2022, acima do limite prudencial e muito perto do limite máximo.

* Uma mulher, de 64 anos, com comorbidades, é a quarta pessoa a vir a óbito por dengue no Estado em 2024.

* Confirmada pela Secretaria Estadual da Saúde na tarde desta segunda-feira (19), o óbito ocorreu em 15 de fevereiro em Tenente Portela, o município com mais casos confirmados no Estado e duas mortes.

* Santa Maria tem 63 confirmações no painel da SES, três a mais do que a atualização anterior, na sexta-feira (16). Outras 71 notificações estão em investigação.

* Produtos da agricultura familiar de Santa Maria e região sendo ofertados ao público em nove pontos da cidade durante a semana. Confira a programação das feiras.

* Nesta terça-feira (19) a UBS Walter Aita, na Cohab Fernando Ferrari, faz turno estendido das 17h às 20h.

* Oferta de vacinas da Covid bivalente (18+), Covid pediátrica e vacinas de rotina, além de testes rápidos de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST’s), exame citopatológico (preventivo), verificação de pressão arterial, consultas, atualização de cadastros e cartão SUS.

* Com o retorno das atividades escolares nesta segunda-feira, a Secretaria de Mobilidade Urbana intensificou a recuperação dos sinais viários no entorno das instituições públicas e privadas.

* Durante a manhã, o trabalho aconteceu nas proximidades da EMEI Sinos de Belém, na Nova Santa Marta.

* Nos próximos dias, a equipe atenderá as instituições de ensino bairros Nova Santa Marta, Tancredo Neves, Pinheiro Machado e Renascença. Em caso de chuva, a intervenção é reagendada.

Reforço da sinalização horizontal na Avenida Manoel Mallman Filho, em frente à EMEI Sinos de Belém. Foto Marcelo Oliveira / Prefeitura

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo