AssembleiaCampo

SEM MORMO. Secretário comunica a Pozzobom sobre a ampliação de prazo para circulação de equinos no RS

Por THIAGO BUZATTO, da Assessoria de Imprensa do Parlamentar

Polo e Pozzobom: ampliado para 180 dias o prazo para a circulação
Polo e Pozzobom: ampliado para 180 dias o prazo para a circulação

O deputado estadual Jorge Pozzobom comemorou, na tarde desta segunda-feira (06), o anúncio da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Irrigação do RS de que será permitida a circulação de equinos em território estadual com exames negativos para o mormo por até 180 dias. A ampliação de dois para seis meses atende o projeto de lei 67 /2016, de autoria de Pozzobom.

Antes do anúncio, feito em encontro que apresentou levantamento técnico sobre a incidência do mormo no rebanho gaúcho, o secretário de Agricultura, Ernani Polo, comunicou Pozzobom sobre a decisão de lançar a instrução normativa.

“O cavalo é um símbolo do nosso Estado, não apenas pela sua história, mas também pela forma como o rebanho é exemplarmente tratado aqui. Depois de mais de 180 mil testes, apenas 62 casos foram confirmados, ou seja, 0,2%. A decisão da secretaria, além de contemplar o meu projeto, atende as questões de sanidade e, principalmente, aos elevados valores da tradição gaúcha”, afirmou o deputado.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Um Comentário

  1. Busquei uma opinião técnica, de um profissional qualificado, doutor e mestre em Veterinária, com larga experiência com equinos e suas doenças, pesquisador e professor universitário (e que não tem atuação política). Por acaso, é meu irmão.

    Ele considera um grande erro, que busca apenas atender aos interesses de grupos ligados aos CTGs. Ou seja, é uma “liberalização” que pode custar caro à população gaúcha e ao rebanho, por ser uma doença ainda pouco conhecida no RS e com risco de contágio humano.

    Nada a comemorar, só a lamentar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo