Artigos

Universidades próximas do mercado – por Carlos Costabeber

Fico feliz quando convidado a orientar jovens universitários que buscam complementar a sua base acadêmica, com a prática dos negócios. Finalmente o empreendedorismo está florescendo dentro das salas de aula, a exemplo do que ocorre nos países mais desenvolvidos. Precisamos formar cada vez mais empregadores”, pois o Brasil é o país que, apesar de tudo,  oferece infindáveis oportunidades para investimentos próprios ou em parcerias privadas.

Em Santa Maria, a pioneira é a Incubadora Tecnológica da UFSM, ligada ao Centro de Tecnologia. O seu prédio comporta 20 módulos para projetos de pré-incubação (originados de pesquisas internas) e incubação (empresas que já possuem produtos ou serviços desenvolvidos e prontos para serem colocados no mercado). Ali nasceu também a semente do Parque Tecnológico de Santa Maria.

Mais recentemente foi criada a AGITTEC (Agência de Inovação e Transferência de Tecnologia), com a finalidade de integrar a gestão da propriedade intelectual, do empreendedorismo e da transferência de tecnologia na UFSM. Ela teve a sua origem em 2001, no Núcleo de Inovação e Transferência de Tecnologia da Universidade.

Pelo meu vinculo acadêmico e pela experiência empresarial, tenho sido escolhido para mentor desses jovens empreendedores. Sou um entusiasta, pois é  um processo de ganha-ganha, pois enquanto repasso meus conhecimentos, sou estimulado pelas novas ideias e tecnologias trazidas pela gurizada.

É uma pena que poucos empresários estejam participando dessas iniciativas. Por isso tenho me colocado à disposição para arregimentar outros colegas da área privada. Se de um lado sobra experiência, de outro farto conhecimento teórico e muita vontade de construir os seus próprios negócios.

Temos outras belas inciativas, como a Junior Achievement. Também existem movimentos parecidos, dentro de alguns cursos superiores. Mas são ações isoladas, e que pecam pela falta de união e de profissionalismo. Precisamos reunir sob um mesmo teto e uma mesma politica acadêmica todas essas iniciativas. Precisamos formalizar um acordo com as entidades empresariais. Precisamos, com urgência, ajudar essa gurizada que sonha em alçar seu próprio voo. Afinal, fomos visionários em construir um belíssimo Parque Tecnológico em Santa Maria, mas que está subutilizado. Precisamos, pois, estimular cada vez mais a aproximação entre as universidades e o mundo empresarial, para sermos um modelo para o mundo.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo