Artigos

O Plano de Governo Participativo de Santa Maria está em obras – por Valdeci Oliveira

“Ferramenta plural e democrática de discussão sobre presente e futuro de SM”

Já cantava nosso eterno e saudoso poeta Cazuza, o tempo não para. E nesse turbilhão que muitas vezes a vida se transforma, nessa verdadeira roda viva que nos arrasta para seu centro, quando somos soterrados pelas demandas cuja natureza vem travestida com as mais diferentes caras e pesos, há necessidade de pararmos, respirarmos fundo e firmarmos um acordo para que este tempo simplesmente não escorra por entre os dedos. E na política, se não fizermos isso, ela acaba por perder todo o seu sentido e razão, se esvaindo como se fosse um trem sem parada, sem embarque e estação.

E foi com essa ideia na cabeça, com o espírito aberto e a experiência de quase meio século de caminhada pelas militâncias da vida, que lançamos na última segunda-feira, ao lado de centenas de homens e mulheres, ativistas sociais, lideranças políticas e representações de diferentes segmentos da sociedade civil, o Movimento “Diálogos por Santa Maria”, uma ferramenta plural e democrática de discussão e debate sobre o presente e do futuro da cidade, que será o pilar e trará as linhas mestras para a construção do Plano de Governo Participativo do coração do Rio Grande.

Com ele buscaremos reunir a ousadia, as propostas com as digitais daqueles e daquelas que vivem e convivem na cidade e com ela dividem a sua vida, a constroem. Propostas que tragam junto seus anseios e esperanças. E com esse conjunto de desejos, de visões de mundo, tenho certeza, construiremos um projeto coletivo, que combata a exclusão, o racismo e todas as formas de intolerância. Que faça ouvir as diferentes vozes e coloque a inovação não como algo distante, mas próximo do nosso dia a dia. Desejos que resultem na inclusão de quem está vulnerável, na proteção das crianças, das mulheres, no apoio ao desenvolvimento econômico local, na formação de parcerias concretas e duradouras entre o setor público e a população no seu mais amplo sentido. Que dê respostas à sociedade àquilo que está preso na garganta dos pais e mães de família, da nossa juventude, de quem trabalha, de quem pesquisa, estuda, gera emprego e renda. Costumo dizer que, ao fim e ao cabo, estamos todos no mesmo barco. O que é preciso fazer é que mais gente viaje no convés, sinta a brisa do vento no rosto e veja a luz no horizonte.

Sem sombra de dúvida, as carências hoje são diferentes daquelas de 20 anos atrás, mesmo que muitas delas partam do mesmo ponto, das mesmas questões, pois estamos falando de saúde, educação, infraestrutura, segurança, transporte e orçamento público, entre outros quesitos bem conhecidos da nossa sociedade. Por outro lado, estamos mais maduros, mais conscientes do que é preciso ser feito, de como devem ser encaminhados, quais os caminhos devem ser trilhados. E mais, temos ciência do que significa esse pedacinho de poder que é a prefeitura da maior cidade da região Centro do RS para o conjunto de um projeto maior, nacional, de desenvolvimento, de soberania, que coloca as pessoas em primeiro lugar. E como ninguém faz nada sozinho, a tarefa para o enfrentamento dos inúmeros desafios a serem superados é coletiva. E a receita traz junto de si a provocação para que não façamos mais do mesmo, que enxerguemos os problemas para além do nosso próprio umbigo, para além da nossa bolha, para além do nosso ponto de vista apenas.

O nosso desejo, e tenho plena convicção disso, é que as propostas, que já estão chegando, tragam junto de si o DNA dos santa-marienses, aquele olhar que somente tem quem ama a sua aldeia, quem a defende como faz com um filho ou filha, que acredita em uma Santa Maria mais humana, desenvolvida e solidária. Por isso, toda ideia que ajude a melhorar o presente e o futuro do Coração do Rio Grande é bem-vinda. E essas sugestões poderão ser enviadas presencialmente, nos diversos encontros que iremos realizar nos quatro cantos da cidade e também via digital (disponível em https://forms.gle/F3GHy2KNxoGQh9rj7) ou pelo WhatsApp (55 9 9993-3713 ou https://tinyurl.com/ZapVamos).

Com democracia, transparência, participação, fé e diálogo, vamos juntos caminhando e trabalhando por aquela que nos acolhe e conosco compartilha tudo o que há de bom nesta vida: a nossa sempre querida Santa Maria.

(*) Valdeci Oliveira, que escreve sempre as sextas-feiras, é deputado estadual pelo PT e foi vereador, deputado federal e prefeito de Santa Maria.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Um Comentário

  1. Até as pedras da Rio Branco sabem que plano de governo aqui na urb é para ingles ver. Padrão na aldeia é muito mimimi, muito auto-engano, muita projeção de ‘futuro positivo’ e muito pouco problema resolvido. Alas, um exercicio interessante, comparar os ‘planos’ de governo de Aideti nas outras campanhas com o que vai sair deste e mostrar as diferenças.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo