Arquivo

Parlamento. Assembléia Legislativa gaúcha se abre. E isso é muito bom para a sociedade

Não vejo, em essência, diferença substancial entre um vereador, um deputado estadual ou um federal. Todos são representantes diretos daquilo que se chama povo. E constituem o Parlamento.

 

No entanto, e isso é rigorosamente verdadeiro, pode-se perceber procedimentos distintos, vantagens aqui ou ali. Ainda que, na prática democrática, aqui, lá ou acolá, todos são parlamentares.

 

Agora, no Rio Grande do Sul, na Assembléia Legislativa, está se vivenciando, de tempos para cá, uma situação diversa da que é encontrada em outros parlamentos, inclusive no âmbito federal.

 

A instituição parlamentar gaúcha preserva a proporcionalidade de sua representação política, por exemplo. E, inclusive, corrigiu nesta Legislatura uma distorção que havia há quase 10 anos – em que o partido com maior número de deputados não exercia nunca a presidência. Isso ocorrerá agora.

 

Para além da política partidária, é notável, e também não é de hoje, o esforço dos parlamentares gaúchos em expandir a atuação meramente retórica, para ações concretas em torno de temas importantes e que ficam historicamente à margem do debate público.

 

Saúdo essa mudança que permite que se discuta, no Parlamento, além da reforma política (o que é fundamental), também planejamento familiar, ecologia, situação da mulher, etc, etc e etc. Isso é bom. E bem que poderia ser um exemplo a ser seguido por outros Legislativos. Daqui e de acolá.

 

SUGESTÃO DE LEITURAleia aqui a reportagem “Um novo perfil de político na presidência da Assembléia”, assinada por Jussara Marchand e distribuída pela Agência de Notícias do parlamento gaúcho.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo