PrefeituraSanta Maria

CIDADE. Notificados mais de 20 donos de calçadas. Veja como se enquadrar no programa ‘Caminhe Legal’

Fiscais foram às ruas Bozano e Acampamento. E, nesta semana e na próxima estarão na avenida Rio Branco. Até agora, 21 notificações
Fiscais foram às ruas Bozano e Acampamento. E, nesta semana e na próxima estarão na avenida Rio Branco. Até agora, 21 notificações

Por NATALIA APOITIA (texto), do Iplan, e JOÃO ALVES (foto), da Assessoria de Imprensa da Prefeitura

Depois do lançamento do programa, criação de ponto de comunicação para dúvidas e orientações e distribuição de material ilustrado, o contribuinte tem mais um facilitador. O conteúdo é um resumo dos procedimentos de execução que devem ser adotados para o assentamento dos cinco tipos de materiais de revestimento das calçadas, de acordo com o decreto nº 30 de 2016. São eles: basalto irregular, bloco intertravado de concreto, concreto alisado, ladrilho hidráulico e lajota de concreto. O passo-a-passo ilustra e elenca o nivelamento do terreno, a instalação, a execução, a aplicação, a limpeza e a liberação ao tráfego no local.

Além do material, é disponibilizado um mapa de zoneamento dos padrões de passeios públicos na Zona 2, no qual são especificados, de forma mais clara, a delimitação da Zona 2 e seus tipos de padrões. O mapa destaca a Vila Belga que – por ser tombada nas esferas municipal, estadual e nacional, adota a pedra de grês como revestimento para calçada, conforme indicado na Cartilha da Vila Belga e executado no Projeto de Revitalização. O IPLAN destaca que a pedra grês deve ser aplicada apenas nas calçadas em frente às edificações tombadas. No entorno deve ser adotada a paginação do Padrão Especial e o material especificado no decreto.

Os passos do Caminhe Legal

A fiscalização das calçadas teve início em junho. Desde então, 21 notificações já foram emitidas pela Superintendência de Fiscalização, vinculada à Secretaria de Município de Desenvolvimento Urbano (SMDU). Os fiscais percorreram quadras da Rua Dr. Bozano, Rua do Acampamento e visitam nessa, e na próxima semana, a Av. Rio Branco. Nas ações, os servidores orientam os responsáveis pelas calçadas e distribuem cartilhas informativas.

A SMDU explica que na existência de uma, ou duas lajotas soltas, o proprietário é orientado a efetuar o reparo o mais rápido possível.. Quando o percentual é maior, a notificação é emitida.

Acesse o material de apoio, na íntegra, no site do IPLAN: iplan.santamaria.rs.gov.br. Para outras informações, entre em contato pelo (55) 3219.0104.

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo