Claudemir PereiraInternet

DO FEICEBUQUI. E por que não uma jornada de 30 horas? A morte da jovem RP, iluminação e segurança

O editor tem publicado observações curtas (ou nem tanto) no seu perfil do Feicebuqui que, nem sempre, são objeto de notas aqui no sítio. Então, eventualmente as reproduzirá também para o público daqui. Desta vez, no entanto, todos os textos são de amigos, no caso Bruno Menezes, Athos Miralha e Fritz Nunes. Vale conferir, a seguir:

AS OITENTA (NA VERDADE, 60)…

…horas e a sugestão, aliás bem procedente, do Bruno Seligman de Menezes:

“Já que a indústria está tão preocupada com a retomada do crescimento a ponto de sugerir o aumento de jornada para 60 horas semanais, nos moldes de França (e não 80, como divulgado), tenho uma proposta melhor.

Que tal diminuir a jornada para 30 horas semanais, e contratar o dobro de gente? Melhoraria a qualidade de vida, e diminuiria o desemprego.

ENQUANTO ISSO, …

…o Athos Ronaldo Miralha da Cunha desnuda um problema que não deveria constar do nosso dia-a-dia:

Na noite passada uma jovem foi assassinada nas proximidades do clube Dores em Santa Maria. Logo, será mais um número nos dados estatísticos da violência na cidade.
Tenho o hábito de caminhar pelas ruas da cidade nos finais de tardes, início das noites. Normalmente são os mesmos trajetos: Avenida Medianeira, Dores e Fernando Ferrari. Algumas vezes já cruzei pela rua Bento Gonçalves para dar umas voltas no campo da Brigada Militar. Que ironia, nas proximidades onde a jovem foi morta está a sede do Clube Dores e mais adiante o quartel da Brigada.
Mas acho que vou rever os horários das minhas caminhadas. Optar pela esteira e aguardar o fim do inverno e a volta do horário de verão. Ou contratar o Batman para segurança.

meninaE O FRITZ RIVAIL

…põe a nu, após o assassinato de Shelli Vidoto (foto  acima, do Feicebuqui), uma questão e as responsabilidades:

“SEGURANÇA, ILUMINAÇÃO E O PAPA FRANCISCO.

O assassinato de uma jovem, às 21h de uma sexta-feira, não é resultante apenas do descalabro de governos que vêm desmontando a Segurança Pública (e o Estado junto). Resulta também da incompetência das autoridades de diversas esferas.
Resulta de uma prefeitura que, mesmo aprovando a taxa de iluminação pública, incompetentemente mantém trechos enormes da cidade, especialmente na periferia, às escuras. E isso, é preciso dizer, com a conivência dos senhores vereadores, que deveriam fiscalizar e responsabilizar o Executivo.
Responsabilidade também do MP, tão zeloso quando se sente ofendido com críticas públicas, e por isso está processando familiares de vítimas da Kiss, mas tão omisso quando se trata de colocar contra a parede autoridades sem autoridade alguma.
A quem recorrer? Quem sabe ao Papa Francisco.”

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

3 Comentários

  1. Às vezes me impressiono com a ingenuidade das pessoas.

    Implantar a jornada de trabalho de 30 horas para aumentar o número de contratações tem várias consequências.

    A primeira: aumento de preços de tudo. Quem vai pagar esse aumento? Toda a sociedade.

    Ora, ninguém vai aceitar redução de salário proporcional ao número de horas trabalhadas. Os salários se manterão. Governo nenhum vai desonerar as contribuições sociais, da mesma forma.

    Ora, e se as 30 horas exigirem mais funcionários, isso aumenta o custo operacional das empresas, que devem repassar esse custo aos preços.

    Ou vocês acham que o dinheiro para pagar as contas aparece do nada com uma varinha mágica?

    E que mais? O aumento de preços de tudo, onde vai se refletir? Na inflação e nos mais pobres, que continuam incapacitados (porque sem formação) para crescerem junto em salário com uma economia que ficaria mais cara, até porque não há aumento de produtividade.

    E onde mais? Em primeiro momento aumenta o emprego com uma jornada de 30 horas, mas num segundo momento muito rápido, ocorre novamente o desemprego, pois se as pessoas vão comprar menos porque o salário não vai aumentar, as empresas precisarão demitir por causa de menor demanda.

    isso tudo que escrevi é como funciona uma economia real.

  2. Diante da morte dessa jovem doce que tive a oportunidade de conhecer e trocar algumas palavras e claro, revoltada com o desfecho trágico dessa morte brutal, só me vem um pensamento na mente…pena de morte, é …sou super a favor da pena de morte, os defensores de marginais que me critiquem,mas a cidade, (o País) está não monstruoso que só vejo essa saída…
    Triste, diante dos fatos crescentes de violência em nossa cidade e a insegurança e o medo que tomam conta de mim, que sou mãe de 4 filhos e que não durmo enquanto os dois mais velhos não chegam em casa….

  3. Carga horária não diminui porque no capitalismo os empresários estão preocupados em ganhar dinheiro, não fazer assistência social. Alás, já que estamos tão socialistas, deveríamos começara a analisar o salário, a carga horária e as horas extras dos advogados “associados”.

    Quem mandou votar no Gringo? Se Tarso, o intelectual, tivesse sido eleito, teria contratado mais 15 mil brigadianos e não teríamos problema de segurança.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo