EconomiaEconomia Solidária

ECONOMIA SOLIDÁRIA. A um dia do evento, tudo pronto para (bem) receber cerca de 250 mil visitantes

Na abertura dos eventos, no ano passado, muitas autoridades e várias ações culturais. Nesta sexta-feira, o início das Feiras de 2016
Na abertura dos eventos, no ano passado, muitas autoridades e várias ações culturais. Nesta sexta-feira, o início das Feiras de 2016

Por MAIQUEL ROSAURO (texto e foto), da Assessoria de Imprensa dos eventos da Economia Solidária

A 23ª Feira Internacional do Cooperativismo (Feicoop) e 12ª Feira Latino Americana de Economia Solidária serão realizadas entre sexta (8) e domingo (10), no Centro de Referência em Economia Solidária Dom Ivo Lorscheiter, em Santa Maria-RS. A entrada é gratuita.

Conforme a coordenadora da Feicoop e do Projeto Esperança/Cooesperança, irmã Lourdes Dill, esta edição da Feira será marcada pela superação.

– A grande novidade deste ano é fazer um evento deste porte com a crise econômica e política que estamos vivendo, mostrando a força e a grandeza do Movimento Nacional de Economia Solidária. A Feicoop mostra a resistência e o vigor do estágio em que o movimento se encontra – avalia a religiosa.

A Feira terá uma extensa programação de seminários, palestras, oficinas e apresentações artísticas. Um dos grandes momentos será o Seminário Nacional dos Movimentos Sociais, no sábado (9).

– Neste evento iremos analisar, refletir e contextualizar a conjuntura política e econômica atual. Também iremos discutir sobre o que fazer neste momento histórico para nos mantermos em pé – projeta irmã Lourdes.

Confira abaixo tudo o que você precisa saber sobre a 23ª Feicoop:

A Feira
A Feicoop é uma grande escola de organização, formação de convivência, do voluntariado e dos Movimentos Sociais e Economia Solidária. São 23 anos de construção coletiva e interativa. É um braço do Fórum Social Mundial que constrói um “Outro Mundo Possível” e uma “Outra Economia que já Acontece!”.

Horários de visitação
Sexta-feira (8) – das 8h às 20h
Sábado (9) – das 8h às 20h
Domingo (10) – das 8h às 18h

Abertura Oficial
Sexta-feira (8), às 16h, no Palco da Feira

Exposição
Serão expostos na Feira cerca de 10 mil produtos, entre agroindústria familiar, artesanato, alimentação, hortifrutigranjeiros, plantas ornamentais, serviços e produtos de povos indígenas.

Estimativa de público 
Para esta edição, são esperadas 250 mil pessoas durante os três dias de evento. Ano passado, conforme a Brigada Militar, foram 245 mil visitantes.

Eventos que serão realizados em paralelo
16ª Mostra da Biodiversidade e Feira da Agricultura Familiar
12º Seminário Latino Americano de Economia Solidária
12ª Caminhada Ecumênica e Internacional pela PAZ e Justiça Social
12º Acampamento do Levante Popular da Juventude

Programação
CLIQUE AQUI e confira a programação completa

Destaques da programação
– 12ª Caminhada pela Paz e Justiça Social, na sexta-feira (8), às 14h, saindo em frente ao Santuário Basílica da Medianeira. A atividade será coordenada pelo Movimento Nacional de Economia Solidária e pelos Movimentos Sociais do Brasil.
– Seminário da Rede Brasileira de Comercialização Solidária (COMSOL), com início nesta quinta (7), às 8h30min, no Instituto São José.
– Seminário Internacional da Cáritas Brasileira, com início também nesta quinta (7), a partir das 8h30min, no Hotel Itaimbé.
– Seminário Nacional de Economia Solidária e dos Movimentos Sociais do Brasil, sábado (9), entre 9h e 17h, no Lonão 2 “Sandra Magalhães”.

Diferenciais do evento
Durante a Feicoop ocorrem práticas do comércio justo e consumo ético e solidário, trocas solidárias com moeda social e muitas atividades de formação e interação. Na Feira não há consumo de cigarros e a água não é comercializada durante o evento. A Economia Solidária entende que a água é um bem universal e um patrimônio da humanidade.
Refrigerantes também não são vendidos. Os produtos oferecidos na Feira são de procedência ecológica. A organização do evento trabalha com a teoria e a prática, articulando campo, cidade e as diferentes culturas e etnias.

Infraestrutura
A área total da Feicoop é superior a 20 mil m², incluindo os pavilhões do Centro de Referência em Economia Solidária Dom Ivo Lorscheiter, parte do Parque da Medianeira e o Colégio Irmão José Otão.

Organização
A Feicoop é organizada pelo Projeto Esperança/Cooesperança, da arquidiocese de Santa Maria, com apoio de Cáritas, Prefeitura Municipal, entre outras instituições.

O que é Economia Solidária
É um jeito diferente de produzir, de comprar, de trocar, de vender, de consumir produtos, oferecer e receber crédito. O que move esta economia é o desejo de que não existam excluídos, que a riqueza produzida no trabalho seja partilhada e que todos/as tenham qualidade de vida.
A Economia Solidária é também uma estratégica de desenvolvimento sustentável que considera todas as dimensões (econômica, social, cultural, ambiental, política…).

 

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo