EducaçãoInternetUFSM

EDUCAÇÃO. Internet das universidades, inclusive a UFSM, está ameaçada devido aos cortes no orçamento

Reitor Paulo Burmann expôs a situação junto ao Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFSM, em sua reunião ordinária desta sexta
Reitor Paulo Burmann expôs a situação junto ao Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFSM, em sua reunião ordinária desta sexta

Por FRITZ R. NUNES, com foto da Multiweb/UFSM, da Assessoria de Imprensa da Sedufsm

A Rede Nacional de Ensino Pesquisa (RNP), órgão do governo federal responsável pela interligação virtual entre universidades federais, emitiu um alerta de que se não houver um reforço orçamentário, corre o risco de não conseguir manter o serviço de forma satisfatória a partir do mês de setembro. A informação foi repassada pelo reitor da UFSM, Paulo Burmann, na manhã desta sexta, 15, durante reunião do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE).

Conforme o reitor, a Associação Nacional dos Dirigentes de Instituições de Ensino Superior (Andifes), está bastante preocupada com a situação, e já encaminhou correspondências tanto ao Ministério da Educação, quanto para o Ministério de Ciência e Tecnologia. Em função desse quadro, que resulta do corte de 20% no custeio das universidades, é que, segundo Burmann, os reitores têm procurado encontrar canais de diálogo com o governo em exercício, e foi para isso que, na semana que encerra, esteve em visita a vários órgãos governamentais, em Brasília.

Paralelamente à questão das dificuldades da RNP, o reitor disse também que está viabilizando uma alternativa para melhorar a qualidade da internet especialmente nos campi da UFSM. Essa alternativa será concretizada através da contratação de uma empresa, que trará a rede dos campi mais distantes até Santa Maria, interligando assim à rede da RNP. Contudo, Burmann frisou que a solução é temporária e, que, caso haja essa precarização no trabalho da RNP, a rede como um todo ficará prejudicada.

A assessoria de imprensa da Sedufsm entrou em contato com o pró-reitor de Administração da UFSM, professor José Carlos Segalla, que destacou as gestões que estão sendo feitas na tentativa de reverter o corte de 20% no custeio dos recursos, estabelecida ainda no governo Dilma e mantido até o momento pelo governo interino. Segalla disse que nesta sexta, 15, as dívidas a pagar acumulavam R$ 12 milhões. Segundo ele, em junho o governo repassou duas parcelas de recursos financeiros e, em julho, até o momento, apenas uma parcela. A expectativa é que novo repasse ocorra até o final de julho. Ainda conforme o pró-reitor, com apenas 80% do orçamento previsto para esse ano (20% de corte), a instituição não tem como fechar as contas.

PARA LER A ÍNTEGRA, NO ORIGINAL, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Um Comentário

  1. Em 2010 o então presidente Lula, o honesto, recriou a estatal Telebrás para massificar o acesso à banda larga no país. Utilizaria fibras óticas da Eletrobrás e Petrobrás. Teria baixo custo. Ficaria tudo pronto até 2014, antes da Copa. A empresa ainda existe com seus funcionários, diretores, conselho, aspones, etc.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo