ELEIÇÕES 2016. Petistas realizam ‘plenárias’ abertas para dialogar sobre a elaboração do plano de governo
Por TIAGO MACHADO (texto e foto), da Assessoria de Imprensa do PT/SM
Nesta segunda (18), às 19h, no Clube Comercial, o pré-candidato a prefeito Valdeci Oliveira e a pré-candidata a vice Helen Cabral dão início a uma série de plenárias abertas à população para discutir e elaborar o plano de governo para Santa Maria nos próximos quatro anos. O evento tem como título “Como Administrar uma Cidade no Século 21 – Novos desafios para os governos locais”. Nesta primeira rodada de diálogo, o tema em debate será o da Garantia de Direitos, que contempla habitação, assistência social, movimento comunitário e políticas para mulheres, juventude, terceira idade, negros e população LGBT.
Há cerca de um ano, o PT local, por meio de grupos temáticos, discute os eixos e diretrizes para a administração da cidade. Os grupos contam com a presença de técnicos e lideranças identificadas com cada setor. Com as plenárias públicas, o objetivo é aperfeiçoar as ideias iniciais e ampliar a participação popular. “É fundamental que o plano de governo contemple a cidade como um todo. As plenárias vão colaborar muito com isso. Qualquer pessoa interessada em contribuir com o futuro de Santa Maria pode participar”, explicou Valdeci.
Na próxima sexta (22), também no Clube Comercial, às 19h, serão debatidos os temas da saúde e do meio ambiente. No dia 25, estarão em pauta o desenvolvimento econômico, a infraestrutura e a segurança pública. No dia 28, esporte, cultura e lazer. O tema da educação encerrará a série de plenárias, no dia quatro de agosto.
Curioso que ainda não apareceu o “Comitê de notáveis representantes da sociedade”, eleito por eles mesmos, para “opinarem” na gestão.
Onde está escrito no texto que a sociedade vai PLANEJAR a gestão? Pelo que leio, a atividade serve para recolher contribuições, não para fazer com que as pessoas da sociedade planejem o desenvolvimento local. Deveriam dar curso gratuito de interpretação de textos.
UAUU… A sociedade sabe tudo de finanças públicas, de mobilidade, de inovação, de leis, entende de tudo para ajudar no planejamento.
Que grande eficiência em promover essa “ouvidoria popular”, heim??
Gente da área política, aprendam de uma vez, uma coisa é ouvir carências, saber onde estão os problemas na cidade, fazer um mapeamento de reivindicações. Para isso, sim, servem as plenárias.
Mas outra coisa muito diferente é convocar plenárias populares para a sociedade PLANEJAR a gestão. Isso não existe.
Nossa sociedade “popular” é carente de conhecimento em tudo.
Planejamento é com especialistas.
Quando vai acontecer o milagre desses políticos aprenderem que “teatrinhos democráticos” não são nada eficientes, que devem fazer a coisa certa, que é colocar pessoas competentes e qualificadas nos cargos de gestão para planejar e executar com eficiência, jogando suas ideologias para o ralo?