Destaque

ELEIÇÕES. Pozzobom derrotaria qualquer adversário no 2º turno, mostra Pesquisa. Mas Valdeci está perto

pesquisa segundo turnoQual a grande novidade do pleito de 2016? E que, por sinal, por conta do futuro recadastramento biométrico, dificilmente será repetida daqui quarto anos? Sim, é a possibilidade de um segundo turno – na hipótese (bastante real) de nenhum candidato conseguir 50% (mais um) dos votos válidos.

É exatamente essa circunstância, inclusive, que muitos apontam como causa para um número de candidatos bastante superior ao de pleitos anteriores. Sim, há pelo menos cinco concorrentes ditos competitivos – e que se reduziriam a quatro, talvez três, sem a possibilidade do turno final.

Dito isto, a pesquisa.

Sim, além dos habituais votos estimulado e espontâneo e da rejeição, agora tornou-se muito importante saber como seria a eleição, em acontecendo no momento do levantamento, num eventual segundo turno.

A pesquisa A Razão/Methodus/Cacism/Sinduscon, divulgada no final de semana, traz essa informação. E ela é bastante positiva para o líder (no primeiro turno) Jorge Pozzobom, não é ruim para o segundo, Valdeci Oliveira, e é muito desagradável para os demais – que, antes, têm que chegar à rodada final, para depois ver o que (e como) farão para tentar tirar uma desvantagem hoje muito difícil de ser superada.

Sempre é bom lembrar que o levantamento foi realizado entre 15 e 17 passados. Isto é, traça um cenário quando faltam, ainda, dois meses e meio para o pleito. Logo, inclusive porque a campanha oficialmente não começou, podem ocorrer mudanças significativas.

Feita essas ressalvas, confira a seguir um resumo da pesquisa divulgada, conforme o desempenho dos principais concorrentes, e que você pode conferir no gráfico que acompanha esta nota:

JORGE POZZOBOM, do PSDB, vence qualquer adversário no segundo turno. A maior dificuldade seria com Valdeci Oliveira, do PT, que está atrás, mas com percentual menor que a margem de erro.

VALDECI OLIVEIRA, do PT, só perde (e ainda tem a estimulá-lo a diferença menor que a margem de erro), para o tucano Pozzobom. Venceria Fabiano Pereira (PSB) e Marcelo Bisogno (PDT).

FABIANO PEREIRA, do PSB, perderia para Pozzobom e Valdeci, mas venceria, não por larga margem, o pedetista Bisogno.

MARCELO BISOGNO, do PDT, seria derrotado por Pozzobom, Valdeci e Fabiano. O melhor adversário, para ele, seria este ultimo, pois a diferença é menor e, em tese, poderia ser reduzida.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo