Coluna

IMPRESSA. Na coluna desta terça, a hora do “ajuste fino”, depois de o principal já estar pronto e definido

Você confere a seguir, na íntegra, a coluna do editor do sítio, publicada na edição desta terça, 12 de julho, no jornal A Razão:

Cuidados especialíssimos com a montagem das chapas de candidatos à Câmara de Vereadores. Isso pode ser fundamental (foto Divulgação)
Cuidados especialíssimos com a montagem das chapas de candidatos à Câmara de Vereadores. Isso pode ser fundamental (foto Divulgação)

Acordado o principal, é a hora do ajuste fino

O principal está definido. Inclusive os nomes dos pré-candidatos a vice-prefeito das chapas tidas como protagonistas. Aqui e ali, uma ou outra pretensão será confirmada ou desconfirmada. Mas os acordos que contam, efetivamente, aparentemente já aconteceram.

Dito isto, é a hora do ajuste fino. Aquele que pode determinar, de um lado, uma campanha majoritária consistente; de outro, a perspectiva de formar um Legislativo forte, com apoio idem para os vencedores e derrotados.

Não se trata, apenas, de acertar as chapas internas às coligações majoritárias, o que é fundamental. Mas, também e sobretudo, fechar um conjunto de nomes capazes de puxar votos e alavancar uma bancada.

A tarefa não é tão fácil quanto parece. Inclusive porque, acredite, as lideranças terão que podar sonhos, em nome do todo. E isso, creia, é muito sensível. Pode significar a perda de um apoiador importante. Há exemplos desse infortúnio. Não é hora de errar. Ah, não é.

DETALHES QUE NÃO…

Afora a questão das chapas à Câmara, e o que elas podem significar de apoio (ou problema) para os candidatos majoritários, há detalhes desconhecidos do dito “grande público” e que têm importância suprema.

…SÃO TÃO DETALHES

Uma dessas situações a ser resolvidas é a escolha do nome da coligação. É precedida, normalmente, de pesquisas qualitativas e participação direta dos marqueteiros. Vai nortear a campanha. É detalhe, sim. Mas não tããão detalhe.

CRIATIVIDADE PARA…

Além de choramingar (e eles não param de fazer isso), dirigentes partidários tratam de usar a criatividade para arrumar um hoje inexistente troco para a campanha dos candidatos majoritários em Santa Maria.

…ARRUMAR TROCO

Uma das opções foi a velha tática de fazer jantares, desta vez sob chancela (legal) dos partidos. Um está por viabilizar esse tipo de regabofe. Quer participar? Mil pilas é o preço cobrado dos amigos. Vai precisar muito amigo.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo