Coluna

IMPRESSA. Na coluna deste sábado, pesquisa traz Jorge Pozzobom e Valdeci Oliveira bem na dianteira

Você confere a seguir, na íntegra, a coluna do editor do sítio, publicada na edição desta sexta, 22 de julho, no jornal A Razão:

Pozzobom e Valdeci na dianteira, diz a pesquisa. Manutenção ou não dependerá de uma série de fatores (foto Vanessa Vargas/Divulgação)
Pozzobom e Valdeci na dianteira, diz a pesquisa. Manutenção ou não dependerá de uma série de fatores (foto Vanessa Vargas/Divulgação)

Cenário do momento é definitivo? Pode ser. Ou não

O cenário visto pela pesquisa Methodus/A Razão, com o tucano Jorge Pozzobom (25,5%) e Valdeci Oliveira (23,8%), dentro da margem de erro, significa que eles serão os dois concorrentes que disputarão o segundo turno? Pode ser que sim. Ou não. A campanha, que sequer iniciou,pode consolidar o quadro. Mas nada indica que uma modificação seja impossível.

Afinal, há fatores não colocados no instante (semana passada) em que a pesquisa foi feita. E se a distância que separa a dupla na liderança dos mais próximos seguidores, Fabiano Pereira, do PSB (12,8%), Marcelo Bisogno, do PDT (5,5%), Werner Rempel (4,8%), parece confortável (e é), não significa, no entanto, que seja definitiva.

Feitas essas observações, há algo indiscutível: Pozzobom e Valdeci se colocam em condições bastante invejáveis, no início da corrida eleitoral. Depende deles, basicamente, a manutenção.  Mas não podem, muito longe disso, desconsiderar o que virá por aí.  Se fizerem isso, podem ficar para trás. Afinal, a disputa está recém iniciando.

REJEIÇÃO TENDE A…

Considerando apenas os primeiros colocados, parece evidente que não será a rejeição o fator decisivo no pleito. Pelo menos não na etapa inicial. Afinal, Pozzobom, Valdeci, Fabiano, Bisogno e Werner não ostentam índices negativos relevantes.

…SER IRRELEVANTE

O que isso significa? Uma boa possibilidade de que a discussão em torno do que os concorrentes pretendem para a cidade seja a, de fato, do interesse dos santa-marienses. O que é bom, não?

A DURA LUTA DOS…

As razões para a concentração da preferência do eleitorado, apontada pela pesquisa, em torno de quatro candidatos, tem várias explicações. As principais, claro, estão no fato de serem mais conhecidos e/ou terem uma estrutura maior.

…DEMAIS CANDIDATOS

Isso mostra o quão será dura a luta dos outros concorrentes. Terão que superar a reduzida capacidade de inserção e o desconhecimento do eleitorado, para tentar alcançar os protagonistas. Não será fácil.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo