PREÇOS. Inflação de 0,58% em junho, na cidade. E nos primeiros seis meses deste ano alcançou os 6,67%
Foi divulgado na tarde desta sexta-feira, mais um Boletim do Índice do Custo de Vida de Santa Maria. O levantamento é realizado e analisado pelo Laboratório de Práticas Econômicas do curso de Economia da Unifra. A coordenação geral é de Mateus Sangoi Frozza, com a coordenação de estatística de Leonardo Dalla Porta e a análise econômica de Fábio Nascimento e Rafael Pentiado Poerscke.
A seguir, você confere o resultado do trabalho, com a elevação de preços em Santa Maria no mês passado e mais um punhado de detalhadas informações. Acompanhe:
“A inflação no município de Santa Maria, calculada pelo laboratório de práticas econômicas (LAPE), vincula- do ao curso de Ciências Econômicas da UNIFRA, alcançou a variação de +0,58% em junho, ante +0,74% verificada maio. No acumulado em 2016, o Índice do Custo de Vida de Santa Maria (ICVSM) chegou a +5,67% no primeiro semestre e nos 12 meses +9,85%. Neste contexto cabe salientar que grupo alimentação foi o que mais pesou para o resultado do mês em que a pesquisa foi realizada. Já o cálculo de julho deverá contar com o reajuste do abastecimento de água e esgoto.
O grupo Alimentação voltou a registrar forte alta em junho (+1,99%) – após ter arrefecido em maio (+0,68%). Além da alta da alimentação fora de casa (+1%), o grupo foi influenciado pela suba dos preços em itens importantes para a cesta de consumo do santamriense. O setor lácteo foi afetado pelo rigoroso outono, o que elevou o preço do leite em caixa em até +18%. O frio também afetou o tomate (+18%) e o feijão (+10,4%). Outro produto afetado pelo rigor da estação foi o mel.
A produção de mel reduzida no estado repercutiu nos preços, ou seja, uma menor oferta acabou impactando diretamente sobre o valor do produto vendido ao consumidor (+18,5%). Ainda, a…”
ATENÇÃO
1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.
2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.
3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.
4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.
5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.
OBSERVAÇÃO FINAL:
A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.