Jannah Theme License is not validated, Go to the theme options page to validate the license, You need a single license for each domain name.
Destaque

CAMPANHA. O que é, meeesmo, que os candidatos a Prefeito pretenderam dizer, naquele primeiro debate?

Prefeituráveis esclarecem como pretendem por em prática algumas de suas promessas aos santa-marienses, feitas no primeiro debate
Prefeituráveis esclarecem como pretendem por em prática algumas de suas promessas aos santa-marienses, feitas no primeiro debate

Por JOYCE NORONHA (texto) e RONALD MENDES/especial (foto), no jornal A RAZÃO

Após o primeiro debate entre prefeituráveis no dia 19 de agosto, no auditório da Câmara de Comércio, Indústria e Serviços (Cacism), o A Razão separou cinco propostas apresentadas pelos candidatos na ocasião. A reportagem conversou com os oito candidatos para entender melhorar estas ideias que eles apresentaram e para saber como eles pretendem colocar estas propostas em prática.

Os planos de governo dos candidatos englobam os mais variados assuntos. Contudo, para a edição deste final de semana, o jornal publica as explicações dos postulantes à Prefeitura, com base nas propostas elencadas na edição do final de semana 20 e 21 de agosto. Os tópicos são Educação em Santa Maria, valorização de funcionários públicos e Infraestrutura do interior do município.

As propostas explicadas pelos candidatos*

Alcir Martins (Psol)

Proposta: Cumprir a Lei do Piso do Magistério

Candidato: É unanimidade entre vários discursos, que a educação deve ser prioridade. Sabemos que cada centavo investido em educação pública significa pelo menos três vezes de retorno em desenvolvimento econômico e bem-estar social. Mas é preciso ter compromisso real com isso e construir as condições para que a educação cumpra o papel que lhe cabe, sem ilusões nem demagogias. Qualificar e valorizar a educação pública, exige necessariamente a valorização profissional com salários e condições de trabalho dignos. É inadmissível que as professoras e professores da Rede Municipal estejam recebendo quase 7% abaixo do que indica a Lei do PSPN (Piso Salarial Profissional Nacional). Em nosso governo, vamos ‘desjudicializar’ a discussão com a categoria e garantir, já no primeiro ano de governo, que se cumpra o que diz a lei: um piso de R$ 2.135,64 para jornadas de até 40h semanais, com garantia plena das horas-atividade, planejamento e reuniões pedagógicas. Empregando recursos próprios e também repasses do FUNDEB.

Fabiano Pereira (PSB)

Proposta: Fornecer uniforme para as escolas municipais

Candidato: Uma Educação de qualidade passa pela organização, disciplina e apoio aos professores. A prefeitura fornecerá uniformes de inverno e verão aos 19 mil alunos da Rede Pública municipal, e seu uso será obrigatória. Isso ajudará as famílias a poupar na vestimenta dos filhos, garantirá mais organização e menos ostentação em sala de aula facilitando a vida dos professores, e ainda auxiliará na segurança: nas ruas, no transporte e nas Escolas, a população identificará quem é estudante da nossa Rede. A prefeitura já investe cerca de 27% do seu orçamento na Educação, e irá destinar recursos para uniformizar os estudantes.

Jader Maretoli (SD)

Proposta: Escola de turno integral

Candidato: Hoje se queremos combater a criminalidade precisamos, urgentemente começar implantar as escolas de turno integral, pois somente assim vamos conseguir tirar os jovens das esquinas e dar uma ocupação para os mesmo ajudando ainda mais na formação do caráter de um bom cidadão, principalmente dando tranquilidade aos  pais que são trabalhadores e passam uma boa parte do seu dia fora  e precisam ter a paz de saber que seus  filhos não estão vulneráveis ao crime. Podemos sim ampliar os horários das creches e criar escola de turno integral dar uniformes e quites escolares para os alunos de baixa renda, investir na criação dos cursos de qualificação para ingresso no mercado de trabalho e na formação dos professores, dando melhor estrutura de trabalho e qualidade de vida para eles, buscando uma melhora salarial para todos da classe de educacional que é o verdadeiro alicerce da sociedade. Sim, isso é possível.

Jorge Pozzobom (PSDB)

Proposta: Fortalecer a Escola Municipal de Aprendizagem Industrial (EMAI)

Candidato: Santa Maria é conhecida no mundo afora como um polo e uma referência na Educação e, naquilo que compete à Administração Municipal, essa área receberá uma atenção muito especial na nossa gestão. Além do compromisso de concluir as 10 creches do programa Proinfância, vamos investir fortemente no Ensino Técnico, fortalecendo a Escola Municipal de Aprendizagem Industrial (EMAI), que funciona na Avenida Rio Branco, junto à Gare da Viação Férrea. Além de formar mão de obra qualificada pronta para ser absorvida pelo mercado de trabalho nos ramos da indústria e da construção civil, a EMAI tem um grande potencial de empreendedorismo a ser explorado nos cursos técnicos de Desenho Industrial, Eletricidade, Mecânica e Metalurgia. O premiado projeto da Churrasqueira Solar, desenvolvido pelos alunos da Escola Municipal é apenas um exemplo disso.

Marcelo Bisogno (PDT)

Proposta: Abertura de escolas nos fins de semana e durante as férias

Candidato: Este projeto visa integrar escola e a comunidade com atividades como apresentações culturais e artísticas, competições esportivas, cursos extracurriculares e técnicos, sendo realizados em períodos de férias ou nos finais de semanas. Esta é uma prática que já existe em outros municípios, promove a qualidade de vida, contribui para a inserção social, e une as famílias. Este projeto será implementado junto de outras melhorias como o pagamento do Piso Nacional aos professores do município, o retorno das reuniões pedagógicas, o fortalecimento do Conselho Municipal de Educação, melhoramento da infraestrutura que garantem o funcionamento da escola e um transporte escolar de qualidade.

Paulo Weller (PSTU)

Proposta: Valorização do servidor público

Candidato: A gestão municipal atual não respeita a Lei do Piso para os professores municipais e pratica um arrocho salarial em relação a todos os funcionários enquanto os maiores salários continuam intocados. O pagamento do piso salarial nacional deve ser obrigação. Boas escolas e ensino de qualidade. Fim da reeleição dos diretores pela plena gestão democrática. Retomar as reuniões pedagógicas nas escolas. Implementar um plano de saúde aos professores estendido a todos os funcionários. Resolver a questão da falta de professores na rede municipal. Abertura imediata de concurso público para desafogar as demandas do atendimento a população e melhorar o atendimento público.

Valdeci Oliveira (PT)

Proposta: Criar a Secretaria Municipal do Interior

Candidato: A principal proposta de Valdeci e Helen para o setor primário é a criação da Secretaria Municipal do interior com maquinário próprio. O objetivo primordial com isso é justamente dar prioridade política e administrativa para enfrentar o precário estado de conservação das estradas do interior, fato que dificulta o escoamento da safra e traz prejuízos econômicos para os trabalhadores do campo. A atual estrutura municipal voltada para o interior é bastante insuficiente e não dá conta da demanda de serviços existentes. Combinado com isso, a gestão Valdeci e Helen, diferente do que ocorre hoje, investirá pesado na captação de recursos externos, os quais, em parte, serão utilizados para estruturar o parque de máquinas próprio da Secretaria do Interior.

Werner Rempel (PPL)

Proposta: Criar dois parques de máquinas, um para a região norte-oeste e outra para a região leste-sul do nosso interior

Candidato: O interior do município carece cronicamente de estradas em condições de trafegabilidade. Entre 2005 e 2008, quando fui vice-prefeito de Valdeci de Oliveira, na discussão sobre a aplicação dos recursos do empréstimo do Banco Mundial, constatamos que de pouco resolveria aplicar os recursos diretamente na construção de estradas e que melhor resultado teríamos a compra de dois parques de máquinas: um para a região leste-sul e outro para a região norte-oeste. A ideia era de fazer os equipamentos permanecerem naquelas regiões. Temos a intenção de perseguir a realização disto.

*O critério para apresentação dos candidatos é a ordem alfabética dos nomes.

PARA LER A ÍNTEGRA, NO ORIGINAL, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Um Comentário

  1. Escolas de tempo integral não resolvem o problema e nem existem recursos para isto. Famoso é o caso de um médico no RJ morto a facadas para roubarem a bicicleta. Menores que também matavam aula.
    Escola dando retorno de três reais para cada investido é um número chutado. De qualque maneira, para haver retorno há que se ter qualidade no ensino.
    Pozzobom precisa aprender que não basta ficar formando mão de obra, tem que existir emprego depois. Caso contrário existem duas possibilidades: ou a pessoa vai embora, ou vai trabalhar em outra área. E o dinheiro da formação é jogado fora. Forno solar já existe em outros países há décadas, nos EUA começam em 60 dólares e os maiores custam pouco mais de 500.
    Bisogno fala no Projeto Escola Aberta Educação e Cidadania. Muito incipiente, primeiro porque são necessários recursos para pagar horas extras e aumenta o quadro. Também para novas instalaçãoes nas escolas, quadras de esportes, ginásios.
    Valdeci quer criar outra secretaria para pendurar aspones. Quer aumentar a dívida do município. Quer criar parque de máquinas, o que significa operadores e manutenção.
    Werner Rempel quer fazer o dobro de Valdeci, dois parques. Para ambos vale a mesma coisa, Banco Mundial não depende da vontade do prefeito. Depende de autorização em Brasília que não é fácil. O que o governo federal conceder para a comuna não poderá negar para nenhum outro dos cinco mil e tantos que existem no país. No meio de uma recessão é difícil. Mais, existem outros fatores, lei de responsabilidade fiscal, capacidade de endividamento.
    Conclusão: a solução apresentada pelos candidatos é simplesmente jogar dinheiro nos lugares onde acham que existem problemas. Aumentar salários, contratar mais gente. Tudo o que já se fez antes e, como todos enxergam, deu certo.
    Crítica: página de transparência da prefeitura é uma porcaria. Localizar receitas nem pensar, limites da LRF idem. Esta lá para dizer que existe, mas é muito pouco útil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo