Destaque

CAMPANHA. Um, dois, três, quatro, cinco, seis, sete. Pronto, se foi o tempo de Werner/PPL e Weller/PSTU

Alcir, perto de Weller (com Alda) e Rempel, tem um “latifúndio”: 12 segundos, para o candidato do PSOL, e sete aos do PSTU e PPL
Alcir, perto de Weller (com Alda) e Rempel, tem um “latifúndio”: 12 segundos, para o candidato do PSOL, e sete aos do PSTU e PPL

Na manhã desta segunda, o editor enviou, via Feicebuqui, uma pergunta bem simples a três candidatos: Alcir Martins, do PSOL, Paulo Sérgio Weller, do PSTU, e Werner Rempel, do PPL. Justamente os que têm tempo mais ralo na propaganda eleitoral no rádio e na televisão, a partir de sexta-feira. Os primeiro tem 12 segundos; os demais, sete.

A pergunta foi:

“Estou preparando um material para o site, sobre o “trololó eletrônico”. E a pergunta é mais ou menos óbvia, rsrsrs… “O que é possível dizer em 7 segundos (12, no caso de Alcir)? E mais: como você pretende utilizar esse tempo?”

Até o momento em que este texto é fechado, dois deles responderam. Primeiro Werner Rempel, do PPL, através de sua assessor de Imprensa, Franciele Rodrigues Marques. Que foi suscinta como o tempo destinado ao candidato: “Muitos podem dizer o suficiente em sete segundos.”

Já o outro a responder, Alcir Martins, do PSOL, que cumpriu a tarefa em pessoa, foi mais prolixo do que o tempo a ele destinado: 12 segundos. Mas respondeu. Como?

Afora queixas de natureza técnica, e que fazem sentido, em relação à geradora do material de TV em Santa Maria, Martins (e o editor toma a liberdade de reproduzir parte do diálogo), foi ao ponto:

é possível dizer algo em 12 segundos? (seguido de risos).” E complementou: “faremos ser”. E mais, ao ser provocado pelo editor: “o tempo é tão curto que qualquer coisa q eu te antecipe, estragaria qualquer elemento surpresa, por minimo que seja. Usaremos este tempo pra impactar! Isso pode ter certeza.”

Taí.

O fato é que os candidatos de menor tempo (se é que sete segundos ou 12 são, mesmo, “tempo”), independente da resposta ainda não dada por Weller, que não deve ser muito diferente das acima, terão que se virar. E muito. Tudo para “inventar” um jeito de ocupar o espaço destinado a eles, após distribuição feita com base na legislação eleitoral.

Enquanto você pensa nas dificuldades do trio de tempo minúsculo, confira o material publicado nesta segunda-feira, pelo jornal A Razão, e que traz a distribuição feita para todos os candidatos. A montagem é sobre fotos do Feicebuqui. Acompanhe:

Divulgados tempos do horário eleitoral

A Justiça Eleitoral divulgou o tempo que cada candidato terá no horário eleitoral gratuito, que inicia nesta sexta-feira e vai até 29 de setembro. A ordem de apresentação das chapas majoritárias no rádio e na televisão para o primeiro dos 35 dias de propaganda foi definida por sorteio (veja o quadro e quanto tempo cada postulante terá).

Com a reforma eleitoral de 2015, o tempo total do horário eleitoral gratuito foi reduzido. Antes os partidos dividiam blocos de 30 minutos. A partir deste ano, são apenas 10 minutos para prefeito. De acordo com o esquema definido pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) o cálculo do tempo é feito com 10% de distribuição igualitária entre os candidatos a prefeito e os 90% restantes são distribuídos proporcionalmente considerando o número de representantes do partido na Câmara dos Deputados.

As inserções serão feitas de segunda-feira a sábado. No rádio, a propaganda será transmitida das 7h às 7h10 e das 12h às 12h10. Na televisão, os candidatos vão apresentar suas propostas das 13h às 13h10 e das 20h30 às 20h40.

Já as inserções serão veiculadas em tempos de 30 e 60 segundos para prefeito e vereador, de segunda a domingo, em um total de 70 minutos diários, distribuídos ao longo da programação entre 5h e meia noite.
A divisão deverá obedecer à proporção de 60% para prefeito e 40% para vereador. Em relação aos diversos fusos dos estados, o horário da propaganda eleitoral gratuita deverá sempre considerar o horário oficial de Brasília.

Ordem do primeiro dia e os tempos de cada candidato

Werner Rempel (PPL)
Coligação: O partido não fez coligações
Tempo: 7 segundos

Paulo Weller (PSTU)
Coligação: O partido não fez coligações
Tempo: 7 segundos

Valdeci Oliveira (PT)
Coligação: PT, PHS, PCdoB
Tempo: 1 minuto e 35 segundos

Jorge Pozzobom (PSDB)
Coligação: PSDB, PP, PR, DEM, PROS
Tempo: 2 minutos e 58 segundos

Marcelo Bisogno (PDT)
Coligação: O partido não fez coligações
Tempo: 28 segundos

Alcir Martins (PSol)
Coligação: O partido não fez coligações
Tempo: 12 segundos

Jader Maretoli (SD)
Coligação: SD, PSC, PRTB, PTN, PSL, PRB, PTC
Tempo: 1 minuto e 8 segundos

Fabiano Pereira (PSB)
Coligação: PSB, PMDB, PSD, PTB, PPS, REDE, PMN, PV
Tempo: 3 minutos e 27 segundos”

PARA LER A ÍNTEGRA, NO ORIGINAL, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

3 Comentários

  1. Werner Rempel também entregou plano de governo. Cabe em 17 páginas o que ele pretende fazer na prefeitura em 4 anos. Não quer dizer muito o volume, alguém pode dizer. Só que o conteúdo é puro trololó burocratico, fizeram porque tiveram que fazer.
    Copiaram coisas do plano estratégico de desenvolvimento da ADESM, mais de uma página para dizer que usam pouco o transporte coletivo e muito o carro. Citam o plano diretor de mobilidade urbana.
    Saneamente? Renovação com a Corsan, senão vai dar trabalho. Voltam ao plano estratégico da Adesm.
    Plataforma logística, plano mirabolante. Porto seco em SM, zona aduaneira. Trarão mercadorias para passear aqui ao invés de seguir o litoral. Ferrovia norte-sul, plano natimorto.
    Saúde? Trololó, seguido da criação de um fundo municipal de saúde (recursos, qual a origem?). Mais trololó genérico.
    Esporte e lazer? Embromation.
    Educação. Dobrar o número de escolas de educação infantil, escolas maiores com projetos arquitetônicos modernos.
    Cobertura das quadras de esporte devido ao buraco na camada de ozonio. Concursos com cadastro reserva.
    Segurança pública que não é atribuição municipal.
    Trololó sobre o idoso.
    Crescimento econômico? Adesm.
    Desenvolvimento rual? Embrapa. Plano estratégico de desenvolvimento da aldeia.
    Indústria? Centro de adestramento, base aérea, faculdades, Tecnoparque (aquele sucesso!), Balela sobre mão de obra. Plano estratégico de desenvolvimento.
    Turismo. Dados da secretaria dão conta de 200 mil turistas por ano. Blá blá blá. Plano estratégico de desenvolvimento.
    Empreendedorismo, inovação e tecnologia. Dado interessante: empreender é correr riscos! Ninguém tinha dado por conta disto.
    Economia solidária? Plano estratégico.
    Bem estar animal. Estrutura municipal para o bem estar animal.
    Para quem não tem nada a dizer, 7 segundos são uma eternidade.

    1. “O Brando” de novo. Tá com medo? Por que não se identificar? Tá aí o tipo de política que não precisamos, dos que fazem coisas ocultas. Aliás, foi o que foi mais feito nos últimos tempos em nossa cidade. Não use fake, ponha seu nome se é tão verdadeiro o que tu diz. 😉

    2. Aponte um candidato com um plano eficiente para desenvolver SM. Ou o teu candidato não tem?
      O Brando (mas seria melhor O Covarde Anônimo).
      Tá com medo da candidatura do Werner? Do que tens medo? De perder tua boquinha? Seria bom se identificar, mas pra isso não poderia ser um (ou O) Covarde, não é mesmo?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo