Arquivo

Não custa lembrar. Como há 2 anos, sítio contra prorrogar mandatos. Mas fique de olho!

Confira a seguir trecho de nota que publiquei na madrugada de 21 de abril de 2007, um sábado:

“Proposta. De improvável aprovação, já há quem queira prorrogar mandato de prefeitos e edis

Imagina Valdeci Oliveira com mais dois anos de governo. E também os 14 vereadores de Santa Maria. E igualmente todos os prefeitos e vereadores brasileiros. Não seria exatamente uma novidade, na história política recente do País. Por exemplo, o prefeito Osvaldo Nascimento da Silva (e os edis da época) teve estendido seu mandato, que terminava em 80 e acabou só em 82. E depois, José Farret, que ficaria no Centro Administrativo até 86, e teve sua estada ampliada até o final de 88.

 

O curioso, ou trágico (dependendo do ponto de vista), é que o pretexto hoje é exatamente o mesmo de mais de duas décadas atrás: a coincidência dos mandatos, de forma a fazer menos eleições. Uma bobagem: a democracia só se fortalece com pleitos de dois em dois anos. Sem falar no casuísmo – afinal, todos os detentores de cargos têm chancela popular para quatro anos, e não seis…”

 

Para reler a íntegra da nota, acesse aqui.

 

 

PASSADOS EXATAMENTE DOIS ANOS da publicação da nota, creia, no bojo da reforma política que alguns acreditam ser possível aprovar (no todo ou em parte) em tempo de aplicar já a partir do próximo ano, há quem pense, sim, em ampliar mandatos, prorrogar para fazer coincidir uns e outros, além de mudar o tempo dos ditos cujos. Este sítio era e é contra. A democracia também pressupõe costume, hábito. E isso não se consegue em apenas 20 anos. Fique de olho você também!

 

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo