IMPRESSA. Na coluna desta quarta, o troco (e não é pouco) que está faltando para custeio da Universidade
Você confere a seguir, na íntegra, a coluna do editor do sítio, publicada na edição desta quarta, 19 de agosto, no jornal A Razão:

Então, está faltando troco na UFSM?
Era só o que faltava, como dá conta o dito popular. A mais forte das instituições santa-marienses, sustentáculo de boa parte da economia local, com seu orçamento de R$ 1 bilhão, enfrenta dificuldades. Não no pagamento dos servidores, que isso, sim, poderia ser fatal para a cidade, mas por conta de seu custeio.
A informação é do próprio reitor, Paulo Burmann, na assembleia dos docentes da UFSM. Que, para variar, reuniu muito pouca gente, na tarde de segunda. Mas os 45 dos 1,7 mil professores puderam ouvir da boca do próprio mandatário que, neste ano, já há um déficit de R$ 13 milhões, por conta de recursos de custeio não repassados pela União.
Sofrem, sobretudo, os terceirizados, deduziu o colunista, das afirmações de Burmann. As empresas contratantes recebem atrasado e, logo, logo, se nada ocorrer, vão engrossar a fila dos reclamantes. Que aconteça algo. E logo. Inclusive para não prejudicar as obras. Que andam. Mas…
POSSÍVEL 2º TURNO…
A notícia de que o PC do B ensaia candidatura própria a prefeito, se desgarrando das alianças recentes com o PT, e mais remotamente com outras siglas, como PMDB e PDT, tem razões maiores que a própria sugestão de que o partido poderá ir solito para o pleito. Sim, é o possível segundo turno que está a animá-los.
…ASSANHA PEQUENOS
Na verdade, partidos (ideológicos) menores veem a oportunidade real de se apresentar como são, e não escorados em sigla maior. A ideia se sustenta pela possibilidade da rodada final, quando, e só então, haveria alianças. Daí porque, exceto os fisiológicos de sempre, poderão aparecer novidades em 2016. E não só no PC do B.
GUARDA MUNICIPAL…
O Palacete da SUCV já autorizou a retomada dos estudos para acoplar às atividades da Guarda Municipal, também as relativas à fiscalização do trânsito, com tudo o que isso significa. Está de olho no reforço, aliás necessário, para o trabalho efetivo nas ruas da cidade, suprindo a deficiência numérica de agentes de trânsito, hoje.
…NO TRÂNSITO DE SM
A administração resolveu encarar o assunto, que só não foi adiante antes, porque havia dúvidas legais. Elas foram dirimidas, há 10 dias, pelo Supremo Tribunal Federal. Que decidiu, diante de caso concreto, que Guardas Municipais podem atuar no trânsito. É o que animou o Palacete, diante da óbvia carência da comuna.
Esta história de 1 bilhão é ilusória. Primeiro porque são uns 250 milhões para o Husm e o resto para a universidade. Equipamentos e insumos são comprados fora, dinheiro não fica aqui. Funcionários inativos também estão no bolo e tem uma galera fora da cidade. Existem ainda precatórios.
É só olhar a notícia, não repassaram menos de 1,5% e já deu problema. Se seguir o padrão nacional, ineficiências devem existir e não devem ser poucas.
Independentemente disto, a universidade tem impacto na economia local, é sabido. Porém, a economia da cidade não pode ficar dependente da mesma. Os recursos federais não vão crescer indefinidamente e os problemas da cidade tendem a não ficar parados.
PCdoB não é diferente do PT. É só olhar o estatuto, artigo 9: " A contribuição financeira do membro do Partido é expressão do seu compromisso com a organização partidária, seus ideais e sua luta….c) contribuições especiais, mensais ou extraordinárias, dos membros do Partido que estiverem no exercício de cargos públicos, eletivos ou comissionados indicados pelo Partido, ou em funções de confiança do Legislativo ou do Executivo, nos termos de norma do Comitê Central." Ou seja: quanto mais CC's e FG's melhor. A cereja do bolo é o marxismo-leninismo. Lenin morreu em 1924 e, como todo mundo pode ver, nada mudou.