Claudemir PereiraInternet

DO FEICEBUQUI. Lembrança do Sérgio Lopes, o preço de um sorriso, “O Brando” e, claro, a televisão pública

selo feicebuquiO editor tem publicado observações curtas (ou nem tanto) no seu perfil do Feicebuqui que, nem sempre, são objeto de notas aqui no sítio. Então, eventualmente as reproduzirá também para o público daqui. Como são os casos desses textos, que foram postados na rede social nas últimas horas – entre eles os dos amigos Sidinei Brzuska e Paulo Caetano. Confira:

OS MAIS…

…antigos entenderão: a campanha do meu amigo Werner Rempel lembra muito a do professor Sérgio Lopes (precocemente falecido e hoje nome de escola municipal), nos idos de 82.

SEI QUE os mais antigos também entenderão que isso foi um elogio, e jamais uma crítica ao meu antigo companheiro de militância estudantil, de quem, além de gostar muito, tenho máximo respeito.

A AUTOESTIMA…

…visível no sorriso do brasileiro, como escreve, com sensibilidade, Sidinei José Brzuska:

“O preço de um sorriso

As olimpíadas do Rio serviram para resgatar a nossa autoestima enquanto nação, o nosso orgulho de ser brasileiro.

Isso é algo impagável, difícil de ser mensurado. É aquele gesto natural, incontido, que acontece quando você sai do país e, ao se identificar como brasileiro, a pessoa que está te atendendo, não importa quem e onde for, naturalmente abre um sorriso, pelo simples fato de você ter nascido no Brasil.”

feicebuqui tveO QUE ERA UM DESEJO…

…agora, aparentemente, virou campanha: sim, querem acabar com a TV pública gaúcha (foto ao lado, de Reprodução). E viva o pensamento único! E viva a isenção! E viva a imparcialidade! E viva a neutralidade!

TENHO DOIS…

…comentaristas, no www.claudemirpereira.com.br, que são pra lá de críticos. Invariavelmente, não concordo com eles.

Mas penso que o contraponto é fundamental. Mesmo que às vezes tenha gana de “esgoelar” (metaforicamente, plis) os ditos cujos.

A isso se chama, gente, democracia e liberdade de expressão.

Muito obrigado ao “Jorge” e a “O Brando”. Suas contribuições são sempre bem recebidas.

Quem quiser conferir, basta acessar o site. Eles estão presentes em muuuitos poustes. O “Brando”, inclusive, o dia que elogiar o editor receberá uma comenda – semelhante às da Câmara de Vereadores. O cara adora me espezinhar. E eu me sinto supervalorizado, muito mais do que brabo. Se bem que isso também acontece, às vezes. Kkkkk…

A VIOLÊNCIA…

…e/ou a falta de amor, é sobre o que escreve Paulo Afonso Caetano:

“SOBRE A VIOLÊNCIA. Nossa sociedade anda violenta por falta de punição ou por falta de amor? E ficará melhor se nos punirmos uns aos outros ou se diminuirmos a intolerância e nos educarmos para o amor?”

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

3 Comentários

  1. Grato pela referência e pelo espaço. Elogio não é aumento salarial no serviço público, automático, tem que fazer algo a mais ou melhor. No mais, vamos dar risada porque a vida é curta.
    TVE, embora acho necessária, faz tempo que não assisto, andava fora do ar no cabo. Não significa que não devemos discutir o assunto, parece que vai ter que trocar o equipamento para transmissão digital, alta definição, o escambau.
    Do assunto “TV” vem outro assunto. Existe uma pesquisa que indica que as maiores preocupações da população são segurança, saúde e educação. Nesta toada, a emissora aquela faz campanha para os municípios “se engajarem mais” no tema segurança mesmo sem atribuição para isto.
    Werner Rempel propôs uma fundação municipal de saúde para SM. Crítica não é pessoal, é contra a idéia. Santa Rosa tem uma fundação nestes moldes. Não existe secretaria da saúde. Porém existe presidência da fundação, assessoria de comunicação (na prefeitura existe órgão semelhante na secretaria de administração), ouvidoria (exite órgão semelhante na prefeitura), auditoria (na prefeitura é o TCE), dois conselhos e quatro departamentos (sendo um de gestão administrativa e outro de gestão estratégica e participativa). Presidente é um médico.
    Já em Canoas existe a fundação (criada em 2010) e a secretaria de saúde (Canoas de Jairo Jorge do PT). Secretário de saúde é um físico, servidor público que atuava em diagnóstico via imagem. Presidente da fundação é administrador, trabalhou mais de 30 anos no sindicato dos aeroviários da Varig.
    Estes são os fatos.

  2. Obrigado pelo “esgoelar”! Kkkkk… É brincadeira minha.

    Gosto desse seu “diário noticioso”. É o mais dinâmico, transparente e democrático de Santa Maria, e sei, Claudemir, que você faz um esforço danado para mantê-lo atualizado. Não é fácil. A cidade não o ajuda em novidades. Seu outro valor está em “aturar” comentários que mexem com sua ideologia, também, mas faz parte. Obrigado pelo espaço.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo