EducaçãoUFSM

EDUCAÇÃO. UFSM festeja comemora um quarto de século de integração com instituições sul-americanas

ufsm universidadesPor PAOLA BRUM (com foto de Reprodução), da Coordenadoria de Comunicação Social da UFSM

Para celebrar os 25 anos da Associação de Universidades Grupo Montevidéu (AUGM), entidade que trabalha na construção de um espaço comum acadêmico latino-americano, o dia 25 de agosto será repleto de atividades comemorativas no campus sede da UFSM. A realização de um evento comemorativo é uma demanda apresentada pela associação para marcar o aniversário nas universidades participantes.

Nesse sentido, a Secretaria de Apoio Internacional (SAI) da universidade organizou uma PROGRAMAÇÃO diversificada que começa durante a manhã, das 10h às 12h, com uma mesa-redonda comemorativa a ser realizada no auditório do Colégio Politécnico. Compõem a mesa o secretário executivo da AUGM, Álvaro Máglia, o ex-reitor da UFSM Tabajara Gaúcho da Costa, o delegado assessor da AUGM na UFSM, César Finger, e o reitor Paulo Afonso Burmann

A UFSM tem uma participação importante na história da AUGM, pois é uma das universidades fundadoras da associação. “A AUGM nasceu a partir de idéias de alguns professores. Dentre eles estava nosso ex-reitor Tabajara Gaúcho da Costa, que é um dos reitores fundadores da AUGM, juntamente com o professor Jorge Brovetto, que na época era reitor da Universidad de la República, no Uruguai”, explica o assessor de assuntos internacionais César Finger.

Fundada em agosto de 1991, a AUGM reúne 31 universidades públicas, autônomas e autogovernadas do Brasil, Uruguai, Paraguai, Argentina, Bolívia e Chile. A Associação busca fortalecer e consolidar a formação de estudantes e docentes, considerando as semelhanças educacionais nos países participantes e aproveitando as diferenças como ferramenta de crescimento e aprendizagem. Visa a uma integração regional dos sistemas de ensino público, por meio de um espaço acadêmico comum de cooperação científica, tecnológica, educativa e cultural latino-americana, com formação contínua e interação de seus membros com a sociedade.

A mobilidade acadêmica é uma das características centrais da AUGM. Destacam-se nessa área os programas Escala Estudantil e Escala Docente proporcionam para alunos e professores, respectivamente, a experiência de intercâmbio entre as universidades integrantes da entidade.

O evento desta quinta-feira (25), além de comemorativo, servirá como divulgação da AUGM entre a comunidade acadêmica. Durante a tarde, a programação será diversa: às 14h, haverá uma oficina de música no hall da Reitoria; às 14h30min, será aberta a exposição itinerante “UFSM e AUGM – 25 anos de parceria”, no mesmo local; às 15h, árvores nativas serão plantadas no Bosque das Nações, em frente ao prédio da Reitoria. Encerrando as atividades, ocorre às 15h45min uma reunião do secretário geral da AUGM com representantes de núcleos, comissões e comitês, na sala 218 da Reitoria.

Finger destaca a importância da associação para a universidade: “os 25 anos de integração com a AUGM permitiram um grande entrosamento entre as universidades que participam. Esse entrosamento iniciou-se com a mobilidade de estudantes e professores entre as universidades. E desta mobilidade surgiram grupos de trabalho conjuntos. Hoje nós temos grupos que são bastante atuantes e colhem muitos benefícios na melhoria dos cursos e das pesquisas na UFSM, como o comitê do meio de ambiente, de história, regiões e fronteiras, entre outros”, comenta. O trabalho da UFSM dentro da AUGM se divide em três categorias: comitês acadêmicos, núcleos disciplinares e comissões permanentes.

PARA LER A ÍNTEGRA, NO ORIGINAL, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

3 Comentários

  1. Continuando.
    Depois é blá blá blá e voltam à segurança, pesquisas e marketeiro obrigam.
    Educação. Só blá blá blá.
    Cultura. Prometem revitalizar a Casa de Cultura, antiga Pretoria. Vamos ver.
    Área Social. Só blá blá blá.
    Desenvolvimento. Santa Maria “estratégica”. Santa Maria segundo o IBGE tem o mesmo papel de Caxias e Passo Fundo regionalmente, mas é muito atrasada. Turismo de negócios é alucinação. Alta tecnologia no distrito industrial é não ter a menor noção do que é alta tecnologia.
    PPP no Farrezão, parque de exposições, melhor esperar sentado.
    Economia solidária? Nada.
    Documento fraco, poderia ser melhor. Tinham gente e tempo para isto.

  2. Continuando.
    Saúde. Muito blá blá blá. Hospital Regional não se resolve aqui. Centro de especialidades médica e de exames em prédio já disponível. Aparenta ser boa a idéia, reduz custos, mas afeta o transporte coletivo. Algo a ser discutido. Agendamento de consultas outros também propõe, é necessário. Central telefônica do SAMU está para Pozzobom assim como o asfalto de São Martinho está para Valdeci.
    Centro de bem estar animal, com prédio e convênio com a UFSM dá para sair.
    Segurança. Guarda Municipal tem perto de 150 integrantes. Umas 50 por turno. Não resolve o problema da segurança. Não tem armamento, colete balístico (que em prazo de validade, 5 anos geralmente), etc. Um centro de monitoramento com maior amplitude e mais moderno seria útil. Alguns querem criar secretaria de segurança, só que gabinete não resolve problemas.
    Revitalização e recuperação de vias, praças, escolas, etc. todos prometem.
    Coleta e reciclagem de resíduos é tangenciada. Coleta seletiva não é explícita.
    Também quer mante a Corsan, praticamente unanimidade entre os candidatos. Quando tivermos problemas com a água, a culpa não será da empresa, será do prefeito independente de quem seja eleito.
    Reforma do pórtico turístico de Santa Maria. Sem comentários.

  3. Não é bem o assunto, mas faltava um.
    Olhei o plano do Pozzobom. Curto, são 14 páginas e duas capas. Transição de governo não é proposta, aconteceu desde sempre.
    Desburocratização, revisão dos processos. Boa proposta, alguns defendem que a solução para a burocracia é a criação de um “escritório despachante municipal”. Poder público cria o problema e a solução é aumentar o tamanho da máquina.
    Transparência é obrigação. Orçamento realista levado a sério também. Lei de responsabilidade fiscal também é necessidade. Contribuinte não deve viver para financiar máquina pública que não funciona e só apresenta desculpas. Plano de saúde para servidores é algo a ser discutido. Melhor fazer funcionar o SUS que é para todos. Daqui a pouco fazem um plano de saúde para os municipários e acaba funcionando pior do que o sistema único.
    Escola de gestão pública não é novidade, outros também propõe. Só que uma coisa é a academia, outra a prática. Sobral no Ceará está muito melhor no IDEB do que SM. Melhor descobrir as melhores práticas, as mais eficazes, em outros municípios espalhados pelo país.
    Laboratório de soluções é uma criptoproposta. Propõe algo como bom, ninguém sabe do que se trata e não fazem questão de esclarecer.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo