Arquivo

CPI do Detran. Sarkis fala aos deputados. E diz que denunciante queria denegrir imagem dele

Um dos mais aguardados depoimentos à CPI do Detran, na Assembléia Legislativa, era o do professor Paulo Sarkis. Quanto mais não seja porque, afinal de contas, se trata do ex-reitor da Universidade Federal de Santa Maria. Afora negar qualquer participação na fraude investigada pela Polícia Federal, e objeto da Comissão Parlamentar de Inquérito, Sarkis disse aos deputados acreditar que quem denunciou os fatos ao Ministério Público Federal tinha como objetivo denegrir a sua (dele) imagem.

 

Mais informações sobre o depoimento do ex-reitor da UFSM na CPI do Detran, você encontra no material distribuído pela Agência de Notícias da Assembléia Legislativa. O texto é de Marinella Peruzzo e Roberta Amaral a foto de Guerreiro. Acompanhe:

 

“Sarkis associa denúncias à disputa pela reitoria da Universidade de Santa Maria

Já passava da 1h30 quando os deputados da CPI do Detran começaram a ouvir o depoimento do ex-reitor da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Paulo Jorge Sarkis, um dos indiciados na Operação Rodin, da Polícia Federal. Sarkis negou todas as acusações envolvendo seu nome no desvio de mais de R$ 40 milhões da autarquia, atribuindo-as a uma disputa interna pela reitoria da UFSM, em 2004.

Segundo o ex-reitor, a pessoa que apresentou as denúncias ao Ministério Público Federal tinha grande intimidade com a Fundação de Apoio à Tecnologia e Ciência (Fatec) e a própria universidade. O objetivo, disse ele, foi denegrir a sua gestão. O denunciante teria pedido anonimato, alegando medo de represálias.

Entre as acusações apresentadas ao MP está uma suposta interferência de Paulo Sarkis sobre a composição do Conselho Superior da Fatec e a transferência do contrato com o Detran da Fatec para a Fundação para o Desenvolvimento e o Aperfeiçoamento da Educação e Cultura (Fundae), bem como uma associação entre as mudanças de gestão na reitoria da universidade e na diretoria do Detran. Ao ser questionado sobre quem o teria acusado, preferiu não citar nomes, mas reiterou que “todas as ilações feitas em relação à sua pessoa” são falsas. “Tenho plena confiança nas instituições do meu país e no esclarecimento dos fatos”, afirmou.

Sarkis confirmou ter indicado o professor Dario Trevisan para coordenar o Projeto Detran na Fatec em razão da sua qualificação para a tarefa. “Mesmo que eu não o fizesse, a própria fundação o teria indicado”. Quanto à sua relação com José Fernandes, sócio da Pensant Consultores, disse que a aproximação dos dois se deu a partir do Pacto pelo Rio Grande. Cada um coordenou um dos três eixos da proposta da Assembléia Legislativa ao longo de 2006.

O ex-reitor disse que a empresa Sarkis Engenharia Estrutural pertence à sua mulher e ao seu filho e a World Travel Turismo a sobrinhos. A primeira, segundo ele, elaborou estudos técnicos para o Pacto pelo Rio Grande. Pelo trabalho teria recebido em torno de R$ 40 mil. A World Travel, informou Sarkis, venceu duas licitações para prestação de serviços à UFSM e à Fatec.”

 

 

SUGESTÃO DE LEITURA – confira aqui, se desejar, outras informações oriundas da Agência de Notícias da Assembléia, inclusive reportagens acerca da CPI do Detran.

 

 

 

 

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo