Destaque

ELEIÇÕES 2016. Veículos de comunicação e Cacism promovem primeiro debate. Regulamento já definido

Reunião na manhã desta segunda-feira, na Cacism, definiu o regulamento do primeiro debate entre os candidatos a prefeito municipal
Reunião na manhã desta segunda-feira, na Cacism, definiu o regulamento do primeiro debate entre os candidatos a prefeito municipal

Por JOYCE NORONHA (com foto de LETÍCIA POERSCKE/Cacism), no jornal A RAZÃO

Os coordenadores dos veículos de comunicação e os representantes de candidatos à Prefeitura de Santa Maria tiveram reunião, na manhã de ontem (segunda), na Câmara de Comércio, Indústria e Serviços (Cacism) para definir o regulamento do primeiro debate de prefeituráveis. O evento será no dia 19 de agosto, das 9h às 11h30, no auditório da Cacism e todos os oito candidatos a prefeito foram convidados a participar. A iniciativa tem promoção da Cacism e da Associação dos Veículos de Comunicação de Santa Maria (AVCSM).

Com a mudança na Lei das Eleições o órgão organizador dos debates não é obrigado a convidar candidatos de partidos que tenham menos de nove deputados federais eleitos na Câmara. Segundo o presidente da Associação, padre Silvio Weber, os promotores do debate optaram por chamar todos para dar mais transparência ao evento. “Chegamos em um consenso e decidimos convidar todos, por que depois que iniciar a campanha eleitoral de fato, alguns candidatos terão menos tempo que outros na TV e no rádio, por conta das coligações”, comentou.

O presidente da AVCSM também salientou que com a participação dos oito prefeituráveis, a população santa-mariense será apresentada às propostas de todos e, assim, cada eleitor poderá ter mais conhecimento sobre cada postulante. “Cada candidato terá o mesmo tempo para falar. O que queremos com este debate é um equilíbrio. A comunidade vai ter oportunidade de ouvi-los e, por ser o primeiro debate desta eleição, a expectativa é grande. Para os candidatos e para a população. Creio que este evento vai dar o rumo da campanha e do pleito”, argumentou padre Silvio.

ESTRUTURA DOS BLOCOS

– No primeiro bloco será feita a abertura pelo mediador e sorteado, na presença dos candidatos, a ordem em que cada um fará suas considerações iniciais. Cada candidato terá até um minuto e 30 segundos para sua apresentação.

– No segundo bloco os candidatos responderão a perguntas de entidades empresariais. A pergunta será sorteada na hora. O postulante a prefeito que responderá também terá o nome sorteado na hora. Cada candidato terá até dois minutos para a resposta.

– O terceiro bloco é designado para perguntas dos candidatos entre si. O primeiro postulante a fazer a pergunta será escolhido por sorteio. O sorteado poderá escolher qualquer um dos candidatos para fazer a pergunta. O primeiro concorrente a responder, será o segundo a fazer pergunta e o candidato que este escolher para dar a resposta será o terceiro perguntante. Contudo, o segundo candidato a fazer a pergunta não pode escolher o postulante que lhe fez o questionamento para ser o segundo a responder.

O candidato perguntante terá um minuto para fazer a pergunta, o candidato respondente terá dois minutos para a resposta, haverá um minuto para a réplica e 30 segundos para a tréplica.

– No quarto bloco a dinâmica será a mesma do terceiro bloco, com a única ressalva que o candidato sorteado para fazer a primeira pergunta não poderá fazê-lo ao mesmo candidato o qual perguntou no bloco anterior. O primeiro respondente, deste bloco, será o segundo perguntante que escolherá o próximo candidato respondente, não podendo ser o candidato que lhe perguntou neste bloco, nem o candidato que ele perguntou no bloco anterior. E assim sucessivamente.

O candidato perguntante terá um minuto para fazer a pergunta, o candidato respondente terá dois minutos para a resposta, haverá um minuto para a réplica e 30 segundos para a tréplica.

– O quinto e último bloco será reservado para as considerações finais de cada candidato, sendo que a ordem de pronunciamento será sorteada na presença dos candidatos. Cada candidato terá até dois minutos para sua exposição final.

PARA LER OUTRAS REPORTAGENS DE ‘A RAZÃO’, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo