Artigos

Elementos para um programa de desenvolvimento econômico e social para Santa Maria – por Daniel Arruda Coronel

Este ano teremos eleição para a prefeitura de Santa Maria, com algumas peculiaridades, sendo a primeira com possibilidade de dois turnos, com vários candidatos a Prefeito das mais variadas ideologias e matizes políticas, contudo, a menos que ocorra um “terremoto de grandes proporções políticas”, o que não é impossível, em política, diga-se de passagem, os debates e a eleição, se concentrarão em três candidatos.

Neste sentido, possivelmente ouviremos várias críticas, promessas muitas vezes utópicas, um cenário de terra arrasada, dentre outras questões, contudo o que é importante para o futuro de nossa cidade é definirmos a Santa Maria que queremos e quais projetos e ações são pertinentes e factíveis para o crescimento econômico e melhores condições de vida para a população.

Primeiramente, os candidatos devem ter ciência de que irão contar um cenário de forte restrição econômica, tanto em nível federal como estadual, o que vai exigir criatividade, responsabilidade, tenacidade e definição de uma agenda prioritária.

Neste sentido, alguns aspectos  merecem destaque, tais como melhorias nas ruas e praças, maior sinergia com as universidades e faculdades da cidade, visando otimizar este rico e importante capital humano; ações concretas visando melhorar urgentemente os serviços de saúde,  visto que a população não pode mais ficar esperando tanto tempo para ter um atendimento de qualidade; uma política de atração de investimentos para a cidade; uma reforma administrativa, visando à racionalização, à maior eficiência e eficácia nos serviços e ações da prefeitura; aperfeiçoamento das ações culturais e educacionais; ações objetivas e criteriosas de órgãos como vigilância sanitária e demais aparatos do governo municipal; ações propositivas visando a uma estratégia para a Metade Sul e, sob hipótese  alguma, qualquer tentativa de criação de novas taxas ou aumentos de impostos, visto que os indicadores econômicos e sociais mostram que boa parte da população não consegue arcar com suas despesas, haja vista o aumento da inadimplência.

Enfim, em vez promessas e ações muitas vezes bonitas, mas de difíceis aplicações, os pontos elencados anteriormente podem servir de parâmetros para uma política de desenvolvimento econômico e social que vise melhorar com equidade e justiça social a nossa cidade.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo