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TRAVESSIA URBANA. No dia da solenidade de início, confira AQUI as principais intervenções nas rodovias

Máquinas até já estão na pista, para a terraplanagem (foto Carolina Reichert/A Razão)
Máquinas até já estão na pista, para a terraplanagem (foto Carolina Reichert/A Razão)

Está prevista para daqui a pouco, às 11 da manhã, uma solenidade histórica, próximo à Ulbra, no Passo da Taquara, BR 392. Ali estarão o ministro dos Transportes, Paulo Passos, o diretor geral do Departamento Nacional de Infraestrutura e Transporte (DNIT), Tarcísio Freitas, o prefeito Cezar Schirmer, o deputado federal (articulador de toda a obra e da vinda das autoridades federais) Paulo Pimenta, lideranças empresariais e comunidade.

Todos assistirão ao início simbólico daquela que é a maior obra de infraestrutura da história de Santa Maria. Orçada (e com recursos garantidos) em mais de R$ 330 milhões, estima-se que resolverá muitos, senão quase todos, os problemas viários do entorno da cidade. É a chamada Travessia Urbana.

Quando, em seguida, o grupo se deslocar para o Restaurante Vera Cruz, para uma reunião festiva, com a parceria do Fórum das Entidades Empresariais (FEE) e da Câmara de Comércio, Indústria e Serviços de Santa Maria (Cacism), é bastante possível que um dos temas a ser objeto das conversas seja exatamente o conjunto de ações constantes da Travessia Urbana.

E não é pouca coisa, definitivamente não. O sítio, com base no projeto apresentado lá no início, há mais de dois anos, quando se discutia, afinal, o que é a travessia urbana, apresenta abaixo um resumo dessas intervenções nas rodovias.

Pode-se dizer, por exemplo, grosso modo, que a Travessia (que tem um total de 14,3 km) começa com um conjunto de viadutos no Trevo do Castelinho e encerra com uma ponte, no Passo da Taquara. No meio, um balaio de obrões, como a que acontecerá na avenida Vasco da Cunha, que corta a BR 392. Ali será construída uma passagem inferior, destinada ao tráfego urbano, interligando os bairros Juscelino Kubitschek, São João e Pinheiro Machado. Acompanhe, a seguir, um resumo dessas intervenções:

CONHEÇA OS PONTOS CENTRAIS DA OBRA DA TRAVESSIA URBANA

Um conjunto de intervenções importantes acontece ao longo dos 14,3 km da Travessia Urbana
Um conjunto de intervenções importantes acontece ao longo dos 14,3 km da Travessia Urbana

INTERCESSÃO DO CASTELINHO (entroncamento da BR 158 e a ERS 509): a implantação de viadutos separará o intenso fluxo de trânsito voltado para Camobi, do fluxo da rodovia federal.

ACESSO AO BAIRRO CERRITO: o atual viaduto metálico será substituído por um novo em concreto armado. Também serão implantados ramos laterais,  que facilitará o acesso ao bairro e a  vila Floresta.

INTERCESSÃO PARA CAMOBI (entroncamento das BRs 158 e 287): local que faz a ligação de Santa Maria em direção à capital, região do Vale do Rio dos Sinos e  é acesso a estação rodoviária. O novo viaduto para a duplicação será implantado à esquerda do atual, aproveitando os ramos da intercessão já existente.

INTERCESSÃO COM A AVENIDA DUQUE DE CAXIAS: os viadutos projetados na rodovia federal sobre uma rótula alongada permitirão uma interconexão da avenida com a estrada Pedro Parcianello e as ruas laterais.

INTERCESSÃO DA UGLIONE: entroncamento rodoviário de acesso ao Porto de Rio Grande pela BR 392. Essa intercessão foi planejada em três níveis: uma elevação da BR 158 com implantação de viadutos, uma rotatória no nível atual e, no nível inferior, uma pista rebaixada, no estilo trincheira, para o tráfego da BR 392.

ACESSO AO BAIRRO URLÂNDIA: está planejada uma passagem inferior para facilitar a passagem entre os bairros Urlândia e Duque de Caxias. A passarela já existente será reformada.

ACESSO AO BAIRRO PATRONATO: está projetada um passagem inferior para facilitar o trânsito na avenida Maurício Sirotski e da rua Irmã Dulce. Também será outro local para o acesso entre a rodovia e centro urbano.

PONTE SOBRE O ARROIO CADENA: a ponte é a maior do trecho, com 60 metros. Será construída uma nova ponte à esquerda da que existe. Já a atual será reforçada e alargada.

INTERCESSÃO PARA ROSÁRIO DO SUL (entroncamento das BRs 158 e 287): serão implantados viadutos sobre uma rotatória para separar o tráfego entre a BR 287, a de acesso a avenida Walter Jobim e a BR 158.

CRUZAMENTO DA RUA CAPITÃO VASCO DA CUNHA: está planejada uma passagem inferior para o trânsito urbano sobre a rodovia federal. Ela interligará os bairros Juscelino Kubitschek, São João e Pinheiro Machado.

INTERCESSÃO COM A AVENIDA ALCIDES ROTH: estão projetados viadutos sobre rotatória. Eles facilitarão o acesso aos bairros Juscelino Kubitschek e Pinheiro Machado. Já os ramos laterais possibilitarão o acesso ao centro e ao Hospital Regional.

INTERCESSÃO COM ACESSO AO BAIRRO TANCREDO NEVES: serão construídos viadutos na BR 287 sobre uma rótula alongada. A obra vai tornar possível a interconexão entre da BR, os bairros Tancredo Neves, Pinheiro Machado e Distrito Industrial.

RETORNO OESTE: uma rotatória em nível permitirá o acesso ao Oeste e dos bairros Pinheiro Machado e Tancredo Neves.

PONTE SOBRE O ARROIO FERREIRA: a nova ponte será aplicada à esquerda da atual, que será reforçada e alargada.

ACESSO A BOCA DO MONTE E DA ULBRA: receberá uma rotatória em nível.

PONTE SOBRE O ARROIO TAQUARA: é o final do projeto. A nova ponte será implantada à esquerda da atual, com 24 metros.

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3 Comentários

  1. Explicar ironia não vou.
    Repete-se frequentemente. Inclusive em veículos de concessão pública. Bacharel com síndrome de David Luiz fala sobre economia, assunto técnico que, pelo que foi dito, ele não domina. Pode até se defender afirmando que é "opinião". Só que os erros que ele comete deseducam os ouvintes.
    Por que síndrome de David Luiz? O time está tomando 7, ele está escalado na quarta zaga, mas na verdade está lá na ponta esquerda, rateando.
    No mais, Lênin já dizia: "acuse os outros do que você faz, chame-os do que você é".

  2. Agressão gratuita com, os colegas engenheiros e os operadores do direito.
    Qual o conselho que você representa??gef??
    Para você sempre é terra arrasada.
    Culpa sempre dos outros, PT,militantes,isto e aquilo, nunca sua.
    já pensou em criar algo, defender posição com argumentos e considerações.

  3. Em alguns lugares extremamente atrasados do Brasil foram criados cursos de engenharia de transportes há tempos. Totalmente desnecessário. Deveriam seguir o exemplo de SM: ao invés da engenharia, os interessados deveriam cursar direito. Os bacharéis da aldeia sabem mais de transportes do que qualquer engenheiro. Sabem muito de outros assuntos também, alguns debates na cidade dão a impressão que, se aparecer alguém necessitando de cirurgia, alguém vai tirar o canivete de picar fumo do bolso e operar o sujeito em cima da mesa enquanto argumenta sobre outro assunto.

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