Dia do Fica. Santa-mariense Guilherme Cassel segue no ministério do Desenvolvimento Agrário
Como noticiei aqui no meio da tarde de ontem, está confirmada a continuação do santa-mariense Guilherme Cassel à frente do Ministério do Desenvolvimento Agrário. O convite foi formalizado no Palácio do Planalto, na manhã desta quinta-feira, em meio à posse de vários ministros (confira, a propósito, nota imediatamente anterior a esta).
Cassel assumiu o ministério em meados do ano passado, no lugar de Miguel Rossetto, de quem era o Diretor-Executivo, e do qual já fora assessor principal no governo gaúcho, anteriormente. E é, agora de forma oficial, o segundo nativo de Santa Maria a chegar ao ministério, até onde vai meu conhecimento histórico – o primeiro, ao tempo do presidente Fernando Henrique Cardoso, foi o ex-ministro da Justiça, e posteriormente ministro e presidente do Supremo Tribunal Federal, Nelson Jobim.
No atual governo também há outro santa-mariense – Tarso Genro, na Justiça. Mas, no caso, não é um nativo, pois é de São Borja. Mas foi aqui que Tarso iniciou na vida política, como vereador, nos anos 60.
De família tradicional na cidade, inclusive na militância política, especialmente ao tempo do regime militar, Guilherme Cassel é formado em jornalismo e engenharia e militou no movimento estudantil universitário. São seus contemporâneos, entre outros, o ex-deputado Estilac Xavier e o atual vice-prefeito e secretário geral do governo Valdeci Oliveira, o médico Werner Rempel.
SUGESTÕES DE LEITURA – leia aqui a reportagem Cassel fica no Desenvolvimento Agrário, assinada por Tiago Pariz e publicada pelo G1, o portal de notícias das Organizações Globo.
Confira também, aqui, um pequeno currículo de Guilherme Cassel, também publicado pelo G1.
Mas você não pode deixar de ler, meeeesmo, é o texto Cassel. Do tempo em que o ministro era mais que só um estudante de engenharia da UFSM, publicado nesta página em 7 de julho de 2006, data da primeira visita de Cassel à sua cidade natal.
ATENÇÃO
1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.
2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.
3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.
4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.
5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.
OBSERVAÇÃO FINAL:
A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.