ColunaObservatório

COLUNA OBSERVATÓRIO. Quanto custará, em 2012, apoio dos minúsculos aos grandões

Luneta

Palpite, só palpite. E que ninguém se ofende: quando começará a discussão sobre o quando a prefeitura vai conceder para realização do carnaval de rua?

Prefeito Cezar Schirmer tem, das janelas de seu gabinete, visão privilegiada da esculhambação no centro. Pelo que se viu nos últimos dias, inspiração para medidas não deve faltar.

Quem teve que passar pelo centro, de automóvel, não conseguiu deixar de olhar para o Palacete da SUCV. O congestionamento obrigatório levava a isso.

Esta começando o período de “caça aos nanicos”. Não, não é por seus votos, pouquíssimos, dada sua inanição política.

Então, por que a briga pelo apoio das mais de uma dezena de siglas eleitoralmente seminulas? Isso mesmo: 30 segundos no rádio e na TV, que todos têm.

E o que os protagonistas (PMDB, PT e PSDB sobretudo) oferecem? Depende. Mas as regras apontam para o presente (uma vaga na chapa proporcional) e miram no futuro incerto (uma ou duas vagas de CC, em caso de vitória).

O preço fica menos ou mais caro conforme o cacife de cada sigla. Há as que têm mais que 30 segundos, disponíveis para a propaganda eletrônica. Desnecessário desenhar, não?

Há também minúsculos pretensiosos, que imaginam-se de relevância maior, embora não muita. Nesse caso, pedido de apoio financeiro às campanhas proporcionais também se considera.

PP vive momento raro de absoluta identidade com o PMDB. Ostenta, em seus quadros, José Farret – que será, sim, parceiro de chapa de Cezar Schirmer na tentativa de renovar o mandato.

A diferença é que, agora, outros parceiros de 2008 ficaram menores e, assim, com menos cacife para exigir compensações. Ou se acham maiores o suficiente para saltar do barco.

Resultado? Se há alguma coisa definida com bastante antecedência para outubro de 2012 é a dobradinha PMDB/PP, representada por Schirmer e Farret. Para felicidade de um e outro, supõe-se.

Você pode seguir o colunista no Twitter (@claudemirpe), ser amigo no Facebook e também acompanhá-lo no www.claudemirpereira.com.br (925 mil acessos em novembro). Ah, igualmente pode ouvi-lo, às 7h30 e ao meio dia, na Antena 1.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Um Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo